Estudos confirmam: cães precisam brincar

O que nós já sabíamos está sendo confirmado cientificamente: cães precisam brincar para serem mais equilibrados física e mentalmente, e mais felizes.

Cães precisam brincar

Brincar faz parte da rotina de cães saudáveis, é claro. Nós, mães e pais de pet, sabemos bem disso. E a ciência cada vez mais comprova que cães precisam brincar através de pesquisas realizadas em várias partes do mundo.

Um estudo realizado pela Universidade de Bristol revelou que brincar é fundamental para que cães se mantenham saudáveis. O estudo foi feito com 4.000 cães e seus tutores, e mostrou que quando o cão não brinca, tem mais tendências a ter problemas comportamentais, como ansiedade e agressividade.

Brincar pouco também traz outros desvios comportamentais, como pular, latir demais e não obedecer. Assim, os cientistas estão chegando à conclusão de que a brincadeira é a chave para criar cães felizes e saudáveis.

O estudo apontou 22 problemas de comportamento diferentes, como consequência de não interagir com outros cães e não ter oportunidade de se divertir. Apontou, também, que a brincadeira, quando utilizada da maneira certa, pode ajudar a corrigir problemas de comportamento.

Saúde mental

Brincar mantém os cães mentalmente saudáveis. É a forma como filhotes aprendem a interagir e, principalmente, a ter limites. Imagine a seguinte situação: uma ninhada de vários filhotes, e que tem a chance de conviver até que sejam capazes de brincar. Eles mordem uns aos outros, e assim aprendem o limite da brincadeira. Quando um filhote é retirado do convívio com sua mãe e seus irmãos cedo demais, quem vai ensinar esses limites? Eles precisam brincar com outros de sua espécie.

Há uma teoria, desenvolvida no centro de estudos veterinários da Universidade de Edimburgo, que sugere que a brincadeira entre filhotes tem um papel de extrema importância no desenvolvimento de habilidades motoras. Brincar de pega-pega, por exemplo, ensinaria habilidades de caça e fuga, e a destreza da movimentação rápida e mudanças de direção. Pegar objetos com a boca e manipulá-los com as patas seria útil para apreensão de alimento. Rolar no chão e brincar de luta desenvolveria habilidades de defesa. Faz muito sentido!

A socialização é a chave para criar cães mentalmente saudáveis. É um dos aspectos mais importantes da educação de um cão equilibrado. Obviamente, um cão que é socializado desde filhote, tem melhores chances de aprender a conviver com outros animais e pessoas com tranquilidade e naturalidade.

Brincadeira e obesidade

Brincar pode, também, combater um dos grandes males do século: a obesidade. Nos Estados Unidos, estima-se que 53% dos cães, e 58% dos gatos, estejam acima do peso ou obesos. Na Inglaterra, metade da população de cães está acima do peso. Estes números são alarmantes!

Cães precisam brincar também para se manterem em forma. Uma sessão de brincadeira por dia pode diminuir sensivelmente o problema, e não apenas porque o cão irá se exercitar. O fator crucial é que o cão estará mentalmente saciado, inundado de endorfinas, portanto menos propenso a comer demais. Na contramão, quando o cão tem poucas oportunidades de liberação de endorfinas, recai para problemas como automutilação, comportamento neurótico, stress, e todos as questões que acompanham esse quadro.

Estudos sobre obesidade em animais descobriram que cães esbeltos e atléticos tem uma expectativa de vida 15% maior. Eu quero que os meus cães tenha a vida mais longa e saudável possível. E você?

Brincar com cães, brincar com humanos

O que é mais importante para um cão, brincar com outros cães ou com humanos? A resposta é: ambos! Seu cão precisa brincar com outros cães, e ama brincar com você!

O ideal é oferecer oportunidades para que seu cão brinque com outros, em daycares, praças ou parques. Mesmo que você tenha mais de um cão em casa, e que eles brinquem muito bem juntos, ainda assim é necessário – para ambos – conviver com cães diversos.

Quanto à brincadeira com você, as possibilidades são inúmeras, e ajudam a fortalecer os laços entre vocês. Também, é uma excelente oportunidade de educação, pois durante as sessões de jogar bolinha ou cabo de guerra, você pode ensinar uma série de comportamentos e comandos.

Coloque a brincadeira na rotina do seu cão, e verá que ele vai ficar mais equilibrado, mais saudável, e muito mais feliz!

Quer conhecer os tipos de brinquedos mais adequados para o estilo do seu cão? Clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest