Banho no inverno: pode e deve!

Tem muita gente que acha que os pets não devem tomar banho no inverno. Os argumentos são muitos: está frio, meu pet sai menos para passear, não se suja tanto... mas não é bem assim, vou explicar porque!

Cachorro tomando banho para falar de como é importante tomar banho mesmo no inverno

Tomar banho no inverno é algo que em geral os humanos, especialmente as mulheres, não curtem muito. Nós sentimos mais frio que os homens, em geral, porque temos uma taxa metabólica mais baixa. E nós, humanos, temos o péssimo hábito de nortear a vida dos nossos pets pelo que nós sentimos. Porém, as sensações e necessidades das outras espécies são completamente diferentes das nossas. Vamos falar então do porque nossos pets podem e devem tomar banho no inverno.

Cuidados com o pelo

O pelo é o mecanismo de regulação de temperatura do corpo dos animais. Tanto é assim, que eu já falei por aqui sobre a polêmica de tosar ou não tosar, explicando porque um animal com pelo sente menos calor do que um animal tosado. É a insulação em ação, ou seja, o isolamento térmico do corpo. A pelagem protege do calor, assim como do frio.

Porém, para que a pelagem possa exercer esse papel de proteção, tem que estar limpa, escovada e livre de nós. A pele do cachorro não transpira, porque não tem glândulas sudoríparas, mas tem oleosidade natural. Para que a pele e o pelo permaneçam saudáveis, é importante que a pele respire, que haja circulação de ar entre pelo e pele, e que os poros não estejam obstruídos pelo excesso de oleosidade. É por isso que a pelagem tem que estar limpa e desembolada, sem nós. O banho no inverno é importante para manter esse equilíbrio delicado.

É um conjunto de fatores que forma um ciclo vicioso.O ciclo vicioso que se forma se o pet não toma banho regularmente, especialmente no inverno Por isso, manter a rotina de banho no inverno é importante. E não para por aí.

Hidratar é preciso

Sabe quando no frio extremo a nossa pele começa a arder e coçar? Isso acontece porque a pele resseca e forma microrrachaduras, ou microfissuras. Com os pets não é diferente.

A pele tem um equilíbrio hídrico e lipídico – ou seja, de água e de oleosidade, como eu já mencionei. Quando a pele fica desequilibrada, pode ficar oleosa demais ou ressecada. O ressecamento pode abrir a porta para infecções que a gente chama de oportunistas. São bactérias, fungos e outros microorganismos que se aproveitam das microfissuras e se instalam, causando dermatites e vários outros problemas.

Uma rotina de hidratação mantém a pele elástica e saudável, como já expliquei nesse artigo. E como eu já disse, não é supérfluo. É essencial.

É importante ressaltar que não são só os cães de pelo longo que precisam manter a rotina de hidratação durante o banho no inverno. Os de pelo curto tem a pele ainda mais exposta ao frio, e também precisam desse cuidado.

Escovar e tosar

Nos meses de inverno, muitos cães usam roupinhas. Por isso, é importante manter a pelagem escovada para não formar nós, e até planejar uma tosa específica para o tempo frio. Gosto muito de tosas que deixam os corpos curtinhos e as patas mais peludas. Assim, os locais onde as roupinhas normalmente formam nós – nas axilas, barriga e peito – não se tornam um problema.

Mas Mari, tosar no frio? Sim, pois a roupinha vai fazer o papel de proteção sem criar os problemas relacionados ao embolamento do pelo. Lembre que o desembolo é um serviço regiamente cobrado pelos pet shops, pois demora e dá trabalho, e se não for feito com todo o cuidado, pode causar sofrimento ao seu pet. Melhor que ele não tenha nós, concorda?

O que pode ajudar muito também é a remoção de subpelo, uma escovação especial que retira os pelos mortos que ficam emaranhados no meio da pelagem. A remoção reduz a queda de pelo e ajuda muito na manutenção da saúde de pele e pelo.

Outros cuidados no inverno

Pode ser que no tempo frio, tanto você quanto seu cachorro tenham menos vontade de passear. Com isso, as unhas dele vão desgastar menos. Então, é preciso prestar atenção para cortar as unhas quando necessário.

Outra coisa que sempre gosto de mencionar. Há suplementos e nutracêuticos incríveis que podem ser incorporados na rotina de nutrição do seu pet, e que podem ajudar a manter a saúde geral – o que se reflete diretamente em pele e pelo. Os suplementos dão mais vitalidade, complementam a alimentação e podem ser um bom aliado da saúde.

Agora, o óbvio: banho quentinho e boa secagem

Onde quer que você decida dar banho no seu pet – em casa ou no pet shop – a água deve estar morna, em temperatura de bebê. Não muito quente, pois a temperatura alta da água causa desequilíbrio na pele e pode causar desconforto e dor. Não sabe qual a temperatura ideal para um banho de bebê? Teste a água na parte interna do seu punho, onde a pele é fina e delicada, deixando correr por alguns segundos. Se estiver confortável, a temperatura está boa. Essa temperatura será de 35 a 37 graus.

Lavar é fácil. O grande desafio quando o banho é feito em casa é secar. No banho no inverno, a secagem é ainda mais crucial. Para que ela seja bem feita, primeiro use uma toalha seca e retire o excesso de água. A pelagem tem que ser escovada enquanto o secador passa, no sentido do pelo para não embolar. Com o secador caseiro a secagem pode demorar muito, mas é importante que seja completa. Uma boa dica é parar e deixar a pelagem esfriar, para então passar a mão por todas as partes do corpo e verificar se já está tudo sequinho.

No pet shop, os equipamentos profissionais garantem uma secagem mais eficiente e completa. Aposte nos bons estabelecimentos, que vão te entregar um banho perfeito, uma secagem completa e eficiente, e uma boa experiência para o seu pet.

Viu porque é importante manter a rotina de banhos, hidratações e cuidados durante os meses frios? Banho no inverno é uma necessidade, e seu pet vai se beneficiar muito. Esqueça o frio que você sente, e aposte no bem-estar do seu filho de patas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest