Estudo mostra a importância do check-up de rotina para pets de todas as idades

A medicina preventiva vem ganhando mais e mais adeptos entre os humanos, e com os avanços da medicina veterinária, temos agora a oportunidade de oferecer aos nossos cães e gatos ferramentas diagnósticas incríveis para detecção precoce de doenças através do check-up de rotina.

Cachorro branco e preto da raca Border Collie tirando sangue para fazer exame de check-up

A cada ano que passa, ouve-se mais falar em check-up para nós. humanos. Uma bateria de exames diferentes é capaz de dar um panorama da saúde geral, e indicar alterações que, quando analisadas dentro do contexto de vida do paciente, podem indicar tendências a desenvolver diversas doenças. O resultado disso é a possibilidade de tratamentos e intervenções cada vez mais precoces, garantindo uma melhor qualidade de vida e longevidade.

A boa notícia é que temos as mesmas possibilidades para os nossos pets. Não é preferível acompanhar a saúde do seu pet regularmente do que correr para o veterinário quando ele já está começando a apresentar sintomas? Para mim, isso sempre fez muito sentido, e venho implementando protocolos no It Pet Shop para seguir exatamente nessa direção. Então, quando me deparo com um estudo como esse, fico feliz de constatar que estou certa, do meu ponto de vista de tutora. Lembre-se de que eu não sou veterinária, mas sou uma estudiosa de carteirinha.

Um recente estudo publicado pela Idexx – referência mundial em diagnósticos – avaliou perfis de exames de 167.593 cães e 54.211 gatos. Os perfis incluem painel de sangue completo, bioquímico, SDMA, análise de urina e TT4 (em gatos acima de 7 anos). Os resultados mostram a importância de realizar exames de check-up periódicos em pets de todas as idades. Em todas as faixas etárias, foram encontradas anomalias clinicamente relevantes, ou seja, que são indicadores importantes de possíveis doenças.

Animais jovens

Os perfis de cães entre 1 e 3 anos de idade, e gatos entre 1 e 7 anos de idade, analisados pelo estudo da Idexx, mostraram anomalias em 1 a cada 7 cães e 1 a cada 5 gatos. À primeira vista, pode parecer um número baixo. Porém, você abriria mão da chance de detectar e tratar uma doença do seu querido pet antes que ela se instale? Eu não…

Uma das grandes vantagens de iniciar a rotina de check-up quando o animal é ainda jovem, está na possibilidade de estabelecer um histórico, o que é de grande ajuda para o veterinário ao longo do tempo. Você já deve ter visto nos seus próprios exames de sangue realizados em laboratórios renomados uma seção que compara os seus resultados ao longo do tempo. Eu, que tive câncer de tireóide muito jovem e desde então faço exames regularmente, acompanho junto com meus médicos todo o meu histórico. Mesmo que eu seja atendida por um médico que não me conhece, os meus resultados vão dar a ele a indicação de como o meu organismo se comporta. Como nossos pets não podem descrever seus próprios sintomas, isso se torna ainda mais importante, como você pode imaginar.

O acompanhamento de saúde de animais jovens também oferece a oportunidade de ouro de detectar diversas doenças congênitas, que podem ser controladas com sucesso, se descobertas cedo o suficiente.

Animais adultos

Naturalmente, animais adultos apresentam mais anomalias em seus exames. No estudo da Idexx, foram feitas descobertas relevantes em 1 a cada 5 cães de idades entre 4 e 8 anos, e em 1 a cada 3 gatos entre 7 e 9 anos de idade. O número aumenta significativamente, e os argumentos a favor do check-up regular também.

Mesmo animais em plena forma física podem esconder pequenas alterações com potenciais indicações valiosas. Nessa fase da vida, é mais fácil tratar condições ainda não totalmente instaladas, evitando o sofrimento de muitos animais idosos que vemos no nosso dia-a dia.

Animais idosos

A longevidade e qualidade de vida nesta fase podem se beneficiar profundamente dos exames preventivos. No estudo da Idexx, foram encontradas alterações relevantes em 2 a cada 5 cães acima de 9 anos, e em 3 a cada 5 gatos acima de 10 anos. Esses números comprovam a importância desse acompanhamento regular, e principalmente sublinham o valor do histórico de saúde, como já mencionei.

Os resultados ajudam os veterinários a traçar planos de ação mais certeiros para a manutenção da saúde e bem-estar, prevenindo ou retardando a progressão de doenças. O resultado é uma vida mais longa e feliz, com menos dor e desconforto. Quem de nós não quer oferecer isso para esses que são os amores das nossas vidas?

Vantagens do check-up periódico

Além do óbvio, que é a felicidade e bem-estar dos nossos queridos, há um argumento super válido, que sempre utilizo para defender minhas ideias de medicina preventiva: economia de tempo e dinheiro. A medicina veterinária comum está orientada para tratar sintomas, com medicamentos que nem sempre são a melhor opção, porém sem buscar a raiz do problema. Quantos de nós já gastamos verdadeiras fortunas em uma internação de um pet querido, sem saber exatamente o que esperar? Manter um acompanhamento de saúde vai nortear a vida do seu pet de forma mais assertiva, diminuindo a necessidade de atendimentos de emergência, e a busca incessante por respostas para sintomas que nem sempre são o que parecem ser.

A cereja do nosso bolo é a paz de espírito: saber que seu pet está saudável tem um valor imenso, você não concorda?

Estamos cada vez mais reunindo em torno do projeto It Pet profissionais que acreditam nessa visão preventiva, e ferramentas que nos dão o suporte diagnóstico para criar rotinas e condutas. Afinal, o que nós queremos é tratar da saúde do seu pet. Não da doença.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest