Proteína de insetos: tendência na nutrição pet

A proteína de insetos é uma inovação que está em evidência no mercado pet em todo o mundo. Sustentável e nutritiva, essa fonte de alimentação é a tendência do futuro.

Cão comendo no comedouro

Você já ouviu falar em proteína de insetos? Em muitas culturas os insetos são fonte de alimentação bastante comum, o que é às vezes chocante para a cultura ocidental. Quem não se lembra da cena do banquete em Indiana Jones e o Templo da Perdição? Entre outras iguarias “incomuns” para o nosso paladar, são servidos besouros gigantes.

As proteínas são o principal elemento que constitui as nossas células. São necessárias para o crescimento e renovação dos tecidos corporais. E quando falamos em tecidos, tudo está incluso – pele, órgãos, membranas, músculos, ossos, absolutamente tudo.

Porém, com o crescimento da população mundial, a demanda por proteínas de origem animal tem aumentado, e a necessidade de encontrar fontes mais sustentáveis de nutrição também. Num contexto de profundas alterações climáticas que colocam nosso planeta em situação de risco, a alternativa da proteína de insetos tem sido estudada a fundo.

O que são insetos?

Os insetos constituem cerca de 80% do reino animal, com mais de 1 milhão de espécies distintas. Há três tipos de insetos no que diz respeito ao ciclo de vida – os ametábolos, os hemimetábolos e os holometábolos. Os hemi e holometábolos sofrem metamorfoses desde seu nascimento, passam por estágios como larva, ninfa e pupa, até tornarem-se adultos. As borboletas, por exemplo, são holometábolos, ou seja, transformam-se completamente dentro do seu ciclo de vida.

A proteína pode ser obtida de insetos em vários estágios de desenvolvimento, de larvas a adultos. É importante saber um pouquinho disso para entender o que eu vou explicar a seguir, sobre como as proteínas de insetos são produzidas e consumidas.

Os insetos na alimentação humana

Mais de 2.000 espécies de insetos já são consumidas, incluindo besouros, borboletas, abelhas, vespas. No entanto, apenas algumas classes de insetos têm sido produzidas especificamente para consumo, como os grilos, as moscas-soldado e as larvas-da-farinha. Essas, inclusive, são os primeiros insetos aprovados na União Europeia como fonte de alimento humano. Na Ásia, o consumo de insetos é largamente disseminado – e pode ser visto em qualquer rede social do planeta. Em países da África, na Austrália e na Nova Zelândia, barrinhas de insetos e hamburgueres de grilo já são populares.

No entanto, há uma barreira psicológica, especialmente em países ocidentais, quanto ao consumo de proteína de insetos. Li em uma matéria um termo até engraçado, o “fator eca”, ou o nojo cultivado culturalmente em nossas mentes, o que pode retardar o processo de aceitação de certos alimentos num futuro próximo.

A valor nutritivo dos insetos

A proteína de insetos é muito mais do que apenas proteína. O conteúdo de aminoácidos, gorduras boas e micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, é altíssimo, sendo um aliado importante de uma alimentação saudável.

As gorduras, encontradas principalmente no estágio de larvas, são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, poli-insaturados e frequentemente contêm ácido linoleico e alfa-linoleico – importantes para o desenvolvimento infantil e para a prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer, em adultos e idosos.

Para que você entenda melhor estas gorduras, vamos à comparação com alimentos mais conhecidos:

Gorduras monoinsaturadas: azeite de oliva, abacate, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas, polpa de açaí, bacalhau, azeitona.

Gorduras poli-insaturadas: óleo de girassol, óleo de milho, óleo de peixe, azeite de oliva, ovos, sardinha, salmão. Ômega 3 e 6 são tipos de gorduras poli-insaturadas.

Os insetos são ricos em potássio, cálcio e magnésio. Podem também ser fontes importantes de ferro, zinco e quantidades significativas de vitaminas B1, B2 e, especialmente, B12.

Quem se preocupa com uma alimentação saudável já ouviu falar de todos esses nutrientes, e sabe o quanto são importantes. Então, é fácil imaginar como a proteína de insetos pode ser saudável e nutritiva.

Sustentabilidade

A proteína de insetos tem sido vista como uma fonte sustentável de nutrientes básicos, uma vez que sua produção tem um impacto ambiental infinitamente inferior à produção de proteínas animais tradicionais, como bois, porcos e aves. A produção requer menos uso de água, tem menor contaminação ambiental, reduz a emissão de gases e tem uma excelente taxa de conversão. Isso significa que com pouco espaço produz-se uma quantidade grande de animais para consumo. Pode-se produzir 1 kg de proteína por metro quadrado!

Os insetos são criados em instalações desenvolvidas para este fim, e depois são processados para virarem o ingrediente proteico. As larvas normalmente são desidratadas e viram uma farinha, que pode ser incorporada a diversas formulações.

Proteína de insetos para pets

O mercado mundial está investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios para pets à base de proteína de insetos. A gama de produtos ainda é limitada, mas tem aumentado rapidamente. O movimento se intensificou pouco antes da pandemia, em 2019, e de lá pra cá tem ganho ainda mais força. Em 2021, a demanda do mercado americano por alimentos à base de insetos foi de cerca de 7 bilhões de dólares. Em 2031, estima-se que o mercado atinja o valor de 17,29 bilhões de dólares.

Há muitas vantagens na proteína de insetos para a alimentação pet. Além de sustentável e altamente nutritivo, o ingrediente é potencialmente hipoalergênico, uma vez que nossos pets nunca tiveram contato com essa proteína, reduzindo a possibilidade de intolerância. Também, tem alta digestibilidade, ou seja, o organismo absorve com muita eficiência os nutrientes ali contidos. Tudo isso faz com que os alimentos à base de proteína de insetos sejam ótimos para cães com alergias. Melhora a saúde gastro-intestinal, favorece o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias. Tudo de bom!

No Brasil, o primeiro petisco à base de proteína de insetos acaba de chegar ao mercado. O Thera Calm tem como base a proteína oriunda da larva da mosca-soldado, e foi formulado com ativos calmantes, como camomila, maracujá, valeriana, calêndula e triptofano. Os bifinhos são macios e cheirosos, e tem tido alta aceitação entre os pets que visitam o It Pet Shop.

A empresa já está preparando novos lançamentos para um futuro próximo, e planeja entrar no mercado de rações muito em breve. Como toda inovação que visa o bem-estar dos nossos clientes de patas, teremos tudo no It Pet Shop!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest