Meu cachorro pode tomar banho com shampoo de gente?

Meu cachorro pode tomar banho com shampoo de gente? Quantas vezes já ouvi essa pergunta... e quantas vezes já vi gente dando banho em seus cães com shampoo de bebê, sabonetes hidratantes, sabão de coco, glicerina e outros produtos nada adequados para pets.

Cachorro não pode tomar banho com shampoo de gente

A resposta, numa palavra, é “não”. E a explicação é bem simples: a pele dos humanos é completamente diferente da pele dos cães. Vamos ver porque?

Em primeiro lugar, o pH da pele dos humanos é muito mais baixo do que o pH da pele dos cães. Isso quer dizer que nossa pele é mais ácida – em torno de 5.5 –, enquanto a dos cães está entre neutra e alcalina ­– de 7.0 a 8.0. Veja a tabela abaixo para entender melhor:

Diferenças

Nossa pele é coberta por ácidos graxos, que formam uma barreira protetora contra os elementos, mantendo-a hidratada. Estes ácidos são formados pela combinação entre a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas e o suor secretado pelas glândulas sudoríparas. Para os humanos, um ambiente mais ácido na pele aumenta suas defesas, pois inibe a proliferação de fungos e bactérias.

Já a pele dos cães está entre as mais alcalinas do reino animal. A alcalinidade torna a pele mais ressecada e sensível, e passível de infecções quando seu frágil equilíbrio é interrompido. Quando isso acontece, a pele do cão resseca ainda mais, racha e se abre para todo os tipo de intrusos. Cães produzem oleosidade através de suas glândulas sebáceas, mas não produzem os mesmos ácidos graxos porque não transpiram pela pele, pois não possuem glândulas sudoríparas a não ser nas patas.

Outra diferença: a pele dos cães tem de 8 a 10 camadas de células, enquanto a dos humanos tem de 18 a 20. Obviamente, isso nos remete à evolução. Eles tem pelos grossos, que oferecem barreira de proteção natural. Nós, não. Aí você deve estar se perguntando, mas como? A pele dos cães é mais espessa que a dos humanos! Sim, mas a epiderme dos cães – ou seja, a camada mais superficial – tem muito menos camadas que a dos humanos, o que a torna mais suscetível a agressões.

A escala de pH

Um conceito é comum a ambas as espécies: produtos ácidos ou alcalinos demais podem causar sérios danos à pele. Bons exemplos são o ácido sulfúrico, que queima a epiderme com seu pH de 0 (sim, zero) e a soda cáustica, alcalina de pH 14. Mesmo sem chegar a tais extremos, usar produtos ácidos ou alcalinos demais remove as defesas naturais da pele que é, lembremos, o maior órgão do corpo.

A escala de pH funciona de modo que a cada número, a mudança é de 10 x 10, ou seja, uma solução de pH 6.0 é 100 vezes mais ácida que uma de 7.0, e uma solução de 10.0 é 300 vezes mais alcalina. Assim sendo, comparemos os produtos humanos mais comumente usados para dar banhos em cães:

Quando utilizamos produtos humanos para dar banho em nossos pets, corremos o risco de que ele desenvolva vários problemas:

• Alergias
• Caspa
• Infecções por fungos e bactérias
• Dermatites
• Foliculite
• … e até câncer

Produtos especialmente formulados para pets foram estudados para ter o pH perfeito para a pele, ativos não agressivos e resultados adequados para cada tipo de pelo. Obviamente, escolha produtos de alta qualidade, e se precisar de orientação, procure um groomer profissional. Ele saberá te indicar o melhor tipo de produto para o seu cão. E se seu cão já estiver sofrendo com as temidas doenças de pele, procure um dermatologista veterinário.

A saúde da pele pode ser beneficiada com hidratações frequentes. Leia mais aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest