Grumpy Cat: a rainha dos memes na internet

Grumpy Cat não foi apenas um gato. Ela revolucionou a internet com memes que mudaram a face do humor.

Grumpy Cat revolucionou o humor na internet

No dia 14 de maio, morreu Grumpy Cat. Tardar Sauce, nome real da “musa” do mal humor, morreu jovem, aos 7 anos de idade. Mas não sem antes deixar um legado para toda a internet.

Quem foi Grumpy Cat

Tardar Sauce teria sido uma gata comum, sem raça definida, não fosse por duas mutações genéticas. Nasceu com um forma de nanismo, que traz consigo uma longa lista de problemas de saúde, e geralmente uma vida mais curta. Além disso, tinha prognatismo (quando os dentes de baixo passam à frente dos dentes de cima). Esse DNA diferente trouxe a expressão facial que fez sua fama.

O apelido, Grumpy, nasceu justamente dessa expressão, no mínimo, peculiar. Emburrada, mal humorada, rabugenta foram palavras usadas para descrever as caras engraçadas, acompanhadas de frases sarcásticas, que invadiram a internet.

Em 2012, algumas fotos postadas nas redes sociais viralizaram, e logo viraram memes, fazendo alusão à sua cara permanentemente contrariada. Dentro de 24 horas, um post do Reddit indicava que as fotos estavam entre os trending topics do momento, e de repente Grumpy estava em todos os lugares.

Memes de Grumpy Cat
Os memes de Grumpy Cat tornaram-se mundialmente famosos.

Surfando na onda

Vendo os resultados impressionantes dos posts, Tabatha Bundesen, do estado do Arizona, EUA, viu a oportunidade de monetizar a imagem de Grumpy. Criou estampas e desenhos, e uma linha completa de produtos, que só cresce.

A loja vende de camisetas e moletons a canecas e capas de celular personalizadas, com os memes da gata. O negócio tornou-se lucrativo e mudou a vida da família. Apesar de os números não estarem confirmados, alguns dizem ter faturado mais de US$ 100 milhões até agora.

Produtos da loja Grumpy Cat
A loja Grumpy Cat tem um infinidade de produtos, de camisetas com memes a produtos personalizáveis, e os quadrinhos em colaboração com Garfield.

Um fenômeno da internet

O sucesso de Grumpy Cat fez dela uma celebridade mundial. É de se duvidar que haja alguém no planeta que nunca tenha visto qualquer um de seus memes. Foi convidada a ser embaixatriz de grandes marcas, participou de eventos como a Comic Con – claro, afinal ela virou um comic – fez uma aparição exclusiva em uma apresentação do musical Cats na Broadway, e virou até estátua de cera no museu de Madame Tussaud em Las Vegas.

Grumpy Cat no musical Cats
Grumpy Cat fez uma aparição exclusiva numa apresentação do musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, na Broadway.

Fez também um colab com um dos gatos mais famosos do mundo dos quadrinhos, Garfield. O par perfeito, diga-se de passagem.

Grumpy Cat e Stan Lee
Grumpy Cat em dois momentos com nosso querido Stan Lee, que também nos deixou, em novembro de 2018. O criador do universo Marvel soube reconhecer o brilho da estrela rabugenta.

No dia 17 de maio, o jornal The Washington Post postou um artigo sobre Grumpy Cat, dizendo que sua conta no Instagram tinha mais de 2,4 milhões de seguidores. Hoje são 2,7 milhões. Ou seja, o fenômeno continua.

Grumpy Cat morreu de complicações de uma infecção das vias urinárias. Sua família fez o comunicado via, obviamente, as redes sociais, e o mundo entrou em luto. Era o fim de uma era que tinha mudado tudo.

Grumpy Cat com Tabatha Bundesen
Grumpy Cat com sua tutora, Tabatha Bundesen.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest