Fear Free Pets: animais mais felizes através da educação

A instituição americana Fear Free Pets oferece programas de certificação que estão mudando a forma como profissionais e tutores lidam com animais.

Certificação Fear Free Pets

Recentemente descobri a certificação da Fear Free Pets, e foi amor à primeira vista. Fiz um dos cursos, tirei meu primeiro certificado, e todos os dias aplico as técnicas no meu trabalho no It Pet Shop. Na verdade, foi ótimo descobrir que muito do que eu e minha equipe já fazíamos intuitivamente faz parte dessa metodologia, que tem o bem estar animal como preocupação número um.

O que é Fear Free?

Ao pé da letra, a expressão quer dizer “sem medo”. E como o próprio nome deixa claro, é uma metodologia de trabalho que ensina veterinários, profissionais da área pet e tutores a lidar com os animais sem causar medo.

Infelizmente, é muito comum encontrar pets que detestam ir ao veterinário ou ao pet shop. Em algum momento, esses animais foram sensibilizados por situações diversas, como a dor de uma vacina ou o medo de um secador ou soprador. Esses traumas, quando instalados, tem que ser cuidadosamente trabalhados, pois no decorrer do tempo, vão se tornando mais intensos.

Essa é a base da filosofia Fear Free. Sabendo que tipo de situação pode causar medo, o profissional antecipa a ação, e trabalha para que o pet associe o momento a uma experiência prazeirosa. O objetivo é preservar o bem estar físico e mental dos animais, respeitando seus limites.

Como é o método

O método Fear Free começa pela análise de todos os sinais de medo, ansiedade e stress apresentados por cães e gatos em várias situações. O curso estimula a observar e identificar estes sinais, para então detalhar técnicas para reduzir ou neutralizar traumas e medos, ou evitar que se instalem. Isso é feito com o uso da voz, toque suave, carinhos e petiscos. 

A cada módulo há uma prova, pela qual o participante tem que passar com pelo menos 80% de acerto. Os cursos são inteiramente em inglês, e ainda não há previsão de que sejam traduzidos para outras línguas.

São atualmente quatro cursos diferentes: veterinários, profissionais de banho e tosa, adestradores e tutores. Há um curso de reciclagem anual, com uma carga horária de cursos extras, que o profissional é obrigado a ter para manter sua certificação.

Ao longo do ano, são lançados cursos complementares, que contam como crédito para a revalidação do certificado. Muita informação incrível que engrandece ainda mais a experiência!

Nos Estados Unidos, já são 34.000 profissionais certificados Fear Free. Aqui no Brasil, ainda somos apenas 10. Vamos fazer crescer esse número, pelo bem dos pets brasileiros?

O criador

O método foi criado pelo Dr. Marty Becker, médico veterinário americano que eu acompanho desde que morava nos Estados Unidos. Além de ser um dos mais conhecidos veterinários da América, o Dr. Becker já escreveu 25 livros, que venderam mais de 8 milhões de exemplares, inclusive o que me fez conhecer o seu trabalho em 1997, Chicken Soup for the Pet Lover’s Soul. É um dos meus livros favoritos, e mora na minha mesa de cabeceira.

A coletânea de contos emocionantes sobre animais e seu relacionamento conosco deixa bem claro sobre que tipo de pessoa estamos falando – alguém que ama profundamente todos os tipos de pets, e ama trabalhar com eles. Por isso me apaixonei pelo Fear Free.

A organização

Fundada em 2016, a Fear Free Pets é uma organização que oferece cursos online e presenciais. Está sediada em Denver, Colorado, EUA, e tem em sua equipe alguns dos melhores veterinários, cientistas e treinadores do país. A filosofia tem ajudado a mudar a forma como se trabalha com animais, através da educação e inspiração. A cara do It Pet!

Quer conhecer melhor a Fear Free Pets? Clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest