Argiloterapia: o que é, e quais os benefícios para o seu pet

A argiloterapia vem sendo utilizada há milênios por várias culturas, como fonte de cura natural. Os banhos de argila possuem propriedades incríveis para o bem estar do seu pet.

argiloterapia para pets

Banhos de argila não são uma febre de momento. Os benefícios da argiloterapia são conhecidos por diversos povos ao redor do mundo, por suas propriedades desintoxicantes, antioxidantes, secativas, adstringentes, reconstrutoras e antissépticas. Uma verdadeira panacéia! Quem conhece o It Pet sabe que eu amo curas naturais e o mínimo de intervenção medicamentosa possível, quando possível.

O que é argila

A argila é um mineral formado por uma combinação de oligoelementos – como potássio, zinco, manganês, lítio, fósforo, boro, selênio, níquel. Mas, mais importante, tem altas concentrações de silício e magnésio. O silício é o mineral condutor. Ele abre o caminho e porta os demais oligoelementos para a corrente sanguínea. O magnésio promove o efeito de limpeza e desintoxicação.

Os oligoelementos, ou microminerais, são elementos químicos inorgânicos necessários aos seres humanos em pequenas quantidades, e que desempenham diversas funções metabólicas no organismo.

As argilas são formadas pela degradação de rochas, formando grãos que podem ser até mil vezes menores que grãos de areia. A ação principal da argila é o efeito de adsorção, ou seja, suas partículas se fixam às toxinas e literalmente “puxam” para fora do organismo através da pele.

Adsorção é a adesão de moléculas de uma substância a uma superfície sólida. Os sólidos porosos, como o carvão ativado e a argila, são ótimos adsorventes.

A qualidade da argila é de extrema importância. Os bons produtores coletam a argila das jazidas de forma sustentável, e a submetem a um processo de eliminação de impurezas. Em seguida, é moída e peneirada, a fim de retirar partículas maiores, deixando apenas um pó bem fino.

Sabedoria animal

Na natureza, diversos animais utilizam a argila como fonte de proteção, cura e bem estar. Por exemplo, os hipopótamos e porcos rolam na lama para proteger a pele do sol, hidratar e evitar o ataque de insetos e parasitas. As araras comem argila como forma de desintoxicar o corpo após a ingestão de certos tipos de sementes, que apesar de fornecerem nutrientes saudáveis, contêm também elementos tóxicos.

Um pouco de história

A aplicação medicinal da argila aparece nos mais antigos tratados de medicina do mundo. Os antigos médicos egípcios prescreviam a ingestão de argila para combater inflamações e úlceras. Também, a utilizavam no processo de mumificação e na conservação de manuscritos, por suas propriedades anti-sépticas.

Os chineses utilizavam compressas de argila para curar inflamações. Na Índia, os banhos de lama eram feitos em instalações próprias para isso, e os árabes tratavam reumatismo submergindo os doentes em lama branca. A utilizavam também no tratamento da malária.

Os índios na América do Sul e Central a utilizavam para absorver venenos de cobras e escorpiões após picadas, e para cicatrização de feridas. Mahatma Gandhi e outros naturopatas do início do século XX foram os responsáveis pelo renascimento dos tratamentos com argilas medicinais. Alguns relatos afirmam que a argila foi utilizada contra a cólera na Rússia, em 1945. Foi usada também com sucesso contra tuberculose, e hoje está presente em modernos protocolos estéticos e terapêuticos.

Na era da medicina holística, a argila faz parte da geoterapia, ou terapia pela terra, que inclui o uso de pedras e cristais como ferramentas de equilíbrio e cura. Em suma, a argila tem um poder de cura indiscutível.

Tipos de argila

Há vários tipos diferentes de argilas, cada qual com sua composição e indicações terapêuticas. Todas elas promovem limpeza profunda da pele, tendo o efeito detox, sem contudo causar efeitos colaterais nocivos. São também leves esfoliantes, proporcionanto regeneração celular. Veja os diversos tipos e indicações:

Argila Branca

A mais conhecida e suave de todas, é rica em alumínio, sílica e caulinita, assim como manganês e magnésio. Tem propriedades clareadoras e cicatrizantes. Absorve as impurezas e controla a oleosidade sem desidratar, sendo indicada para dermatite, seborréia, peles manchadas e excesso de oleosidade. Tem efeito regenerador, podendo ser utilizada em processos pré e pós-operatórios. Inibe o desenvolvimento de Staphylococcus aureus (bactérias que podem provocar doenças, que vão desde simples infecções de pele até infecções graves, como pneumonia e meningite.

Ideal para cães de pelos claros, pele rosada e sensível.

Argila Verde

É a argila mais rica em silício e magnésio, sendo portanto a mais poderosa em termos de remoção de impurezas e limpeza profunda. É uma macromolécula, ou seja, mais pesada e densa que as outras argilas. É também a que possui a maior quantidade de elementos associados, como óxido de ferro, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.

Promove oxigenação da pele, combate edemas, é secativa, emoliente,  antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Indicada para peles oleosas e espessas.

A argila verde pode trazer alívio de dores articulares e muscular devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Ideal para cães que estão fazendo tratamentos dermatológicos com shampoos medicamentosos, pois promove um detox da pele e a reativação da ação dos produtos. Indicada também para cães idosos, com dores articulares, ou cães com displasia coxofemoral, como tratamento complementar.

Argila Rosa

Rica em óxido de ferro, cálcio, zinco e potássio, a argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, irritadas e com tendências alérgicas. Atua na circulação sanguínea, estimulando e facilitando o crescimento dos fios. É antisséptica e desintoxicante, eliminando bactérias do couro cabeludo, podendo também ser usada em tratamentos para prevenir a oleosidade.

Ideal para cães com coceiras intensas, pele ressecada, queda de pelos e alopecia.

Argila Roxa

A argila roxa é a queridinha das peles maduras e sem viço, pois promove uma hidratação e regeneração profundas. É rica em alumínio, silício, sílica, magnésio, titânio e ferro. Tem ação nutritiva para peles sensíveis, finas e sem elasticidade, devolvendo o tônus. Combate os radicais livres.

Ideal para cães idosos, com pele flácida e ressecada, e pelo sem brilho. Não deve ser usada em cães de pelagem branca ou clara.

Argila Vermelha

O elementos principal da argila vermelha é o óxido de ferro, responsável pela cor avermelhada. É excelente para peles sensíveis. Absorve a oleosidade, hidrata, tem efeito cicatrizante e, por ser rica em óxido de ferro, ajuda a renovar a estrutura das células, que precisam do ferro para realizar a respiração celular. Ativa a circulação sanguínea, tendo efeito tonificante.

Ideal para cães de pelagem vermelha a escura, com peles sensíveis e oleosas.

Argila Amarela

Tem propriedades semelhantes à argila rosa, é rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Tem ação desinfetante, absorve impurezas e reduz a inflamação dos tecidos. Pode ser utilizada em todos os tipos de peles, inclusive nas propensas a irritação, por seu efeito calmante, relaxante e anti-stress. pode ser usada em ferimentos para acelerar a regeneração dos tecidos e para conter sangramentos, já que apresenta propriedades hemostáticas. A argila amarela também serve para adsorção de venenos, muco, gases e drenagem de secreções de ferimentos.

Ideal para cães com peles sensíveis, com dermatites úmidas e coceiras.

Argila Cinza

É a mais terapêutica de todas, largamente utilizada na medicina ortomolecular. É rica em titânio, silício e alumínio, e a que tem o pH mais alcalino. Tem ação clareadora, secativa e absorvente, regula a oleosidade e é antioxidante. Ótima para alívio das dores causadas por reumatismo, artrite, artrose e contusões.

Ideal para cães com pelagens de qualquer cor.

Argila Preta

A argila preta, ou negra, tem alto teor de alumínio, associado ao titânio, zinco, silício, potássio e ferro. Algumas vem de terras vulcânicas. Auxilia na microcirculação periférica, desintoxicando a pele e promovendo o crescimento do pelo. Regenera e reconstitui os tecidos, sendo ótima para pelos com falhas.

Ideal para cães de todas as pelagens, em especial pelagens escuras, e com falhas.

Preparando os banhos

O princípio do banho de argiloterapia é envolver o corpo com a pasta preparada, e deixar por até 20 minutos, dependendo de cada caso. Para preparar a pasta, é preciso adicionar algum líquido, e aí entram diversas variantes que potencializam o tratamento. Podemos usar:

  • Água: sempre mineral;
  • Água de coco: hidratante e refrescante;
  • Chá verde: anti-inflamatório
  • Chá de camomila: calmante
  • Chá de hortelã: descongestionante e refrescante
  • Vinagre de maçã: para limpeza profunda, bactericida

Os ingredientes devem ser frescos e orgânicos – não vale a água de coco da caixinha, nem o vinagre de maçã comum, apenas o orgânico. Os chás devem ser frescos, preparados na hora, e podem ser utilizados quentes os frios, dependendo da indicação.

Óleos essenciais

Além dos diferentes líquidos, podemos ainda incorporar óleos essenciais às preparações de argiloterapia, para potencializar ainda mais os efeitos. Por exemplo, podemos utilizar óleo de lavanda para acalmar um cão que teria dificuldade de ficar 20 minutos envolto em argila. Veja algumas indicações:

  • Bergamota (Citrus bergamia): ansiedade, infecções por fungos ou bactérias
  • Camomila Romana (Chamaemelum nobile): antialérgico
  • Citronella (Cymbopogon nardus): repelente de insetos
  • Frankinsense (Boswellia carterii): suporte ao sistema imunológico, pele e pulmões, stress
  • Gerânio (Pelargonium graveolens): tratamento da pele, ansiedade, repelente de insetos
  • Gengibre (Zingiber officinalis): náuseas. vômitos, dores musculares e articulares
  • Helichrysum (Helichrysum italicum): edemas, feridas, agressividade
  • Lavanda (Lavandula angustifolia): stress. medo, agitação, pele irritada
  • Manjericão (Origanum majorana): sedativo
  • Mirra (Commiphora myrrha): pele irritada, repelente de insetos
  • Niaouli (Melaleuca quinquenervia): pele irritada
  • Tangerina (Citrus reticulata): calmante e revitalizante
  • Ylang Ylang (Cananga odorata): sedativo

Mas atenção: não utilizar mais do que 1 gota de óleo essencial nas preparações!

Resumindo…

A argiloterapia tem benefícios comprovados, isso é indiscutível. A aplicação em pets já foi amplamente estudada, tanto que nos Estados Unidos há uma linha de produtos específicos, que eu já testei, chamada Madra Mór.

Como não há contra-indicações gerais, vale a pena experimentar essa abordagem mais natural e menos agressiva ao organismo. É importante, no entanto, que o profissional a aplicar o tratamento conheça as propriedades de cada argila, líquidos e óleos essenciais, a fim de fazer a indicação correta.

Aqui no It Pet Shop preparamos os banhos com produtos frescos e de fornecedores cuidadosamente selecionados. Tudo para que a efetividade dos tratamentos seja a melhor possível. Quer experimentar? Acesse o site e entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest