Doença celíaca em humanos e o pet sem glúten

Quem tem doença celíaca precisa se preocupar constantemente com o glúten, mas nem por isso precisa deixar de ter pets. Veja as soluções!

Glúten e pets

Quem tem doença celíaca vive em alerta contra o glúten. Além dos alimentos, preocupa-se com utensílios, cosméticos, e qualquer material com que possa entrar em contato e ter reações indesejadas. A contaminação cruzada, causada por esses resíduos de glúten, pode acontecer em momentos que nem se imagina.

O que é a doença celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune, causada por uma intolerância severa ao glúten. O corpo não possui a enzima necessária para quebrar a molécula do glúten – uma proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte.

A doença causa danos à mucosa do intestino grosso e delgado, prejudicando a absorção de nutrientes, sais minerais e água. Os sintomas podem ser diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

A doença celíaca é diferente – e mais grave – quando comparada à intolerância ao glúten. Os sintomas podem ser semelhantes, mas não há dano ao intestino.

Os pets do celíaco

Não é apenas a ingestão de alimentos que causa problemas. Algumas pessoas são sensíveis ao toque em resíduos de glúten, outras à inalação de partículas. Pois o glúten pode contaminar superfícies pela casa, maçanetas de portas, controles remotos, e qualquer objeto, literalmente – isso se chama contaminação cruzada. Ou seja, são várias as possibilidades de que o convívio com os pets acarrete em efeitos indesejados. Afinal, circulam pela casa, sobem no sofá, na cama, e nos dão deliciosas lambidas. Em todos esses momentos, a não ser que também tenham uma vida livre de glúten, podem causar reações em seus humanos.

Por exemplo, se o pet come um alimento com glúten, o simples contato com o humano poderá desencadear uma crise. Não é uma regra geral, mas o celíaco que tem pets deve observar se continua tendo sintomas, mesmo depois de mudar sua própria dieta. Se esse for o caso, é hora de pensar em tornar seu pet “gluten-free”.

Alimentação sem glúten para pets

Há cada vez mais opções para converter seu pet para uma alimentação sem glúten. Alimentos “grain-free”, alimentos úmidos sem farináceos e alimentação natural são opções acessíveis e possíveis. No quesito petiscos, também há várias opções ótimas.

O importante é conversar com seu médico e com seu veterinário de confiança, a fim de que as mudanças da sua vida e do seu pet sejam feitas tendo a saúde de ambos em mente.

Cosméticos sem glúten

Você sabia que já existe uma linha de cosméticos pet totalmente livre de glúten? Mas como assim, cosméticos de pet tem glúten? Tem, sim. O glúten é utilizado como emulsificante e estabilizante em cosméticos em geral, mas as indústrias não são obrigadas, como com alimentos, a fornecer essa informação nas embalagens. Assim, os celíacos mais sensíveis podem, sim, ter reações.

Voltando aos pets, a empóriopet®, nossos produtos cosméticos favoritos, tem uma linha de tratamento sem glúten, a Simplespet. São dois tratamentos:

  • Pitanga: removedor de odores

O shampoo e o condicionador de Pitanga tem o poder de remover completamente os odores, enquanto revitalizam a pelagem. A pitanga, fruta ricamente aromática, exala perfume abundante, agradável e refrescante.

Os produtos da linha possuem ativos que facilitam a secagem e a escovação, neutralizam odores e tem resultado prolongado. O tratamento é finalizado com o Bálsamo Perfumado de Pitanga.

  • Cacau: nutrição

O shampoo e o condicionador de Cacau nutrem as pelagens ressecadas e sem brilho. O cacau possui uma manteiga emoliente, super hidratante e aromática. Além de exalar um perfume adocicado e agradável, lava e protege as pelagens extrassecas, dando maciez, maleabilidade e diminuição de volume. 

Com Pró-Vitamina B5, que nutre a camada interna do pelo ao reconstruir áreas danificadas, resultando em pelagens saudáveis e brilhantes. O tratamento é finalizado com o Bálsamo Perfumado de Cacau.

Assim, seu pet pode tomar banho sem risco de provocar reações alérgicas por glúten. Não é o máximo?

Os produtos da Simplespet são apenas de uso profissional, ou seja, só são utilizados em pet shops. No It Pet Shop nós temos, veja aqui o nosso cardápio de serviços!

Cães detectores de glúten

Quem me acompanha sabe que eu sou fascinada por cães de serviço! E eis mais uma habilidade deles: farejar glúten e outros alérgenos. Nos Estados Unidos, a Allergen Detection Service Dogs vem treinando cães para detectarem farejarem vários produtos capazes de causar sérias reações alérgicas em crianças e adultos, como amendoim, camarão, e outros elementos, incluindo o glúten.

Fazendo uso de um olfato de 10.000 a 100.000 vezes mais potente que o nosso, os cães são treinados para detectar alérgenos, e sinalizar a seus humanos – quando o alimento ou objeto é seguro, e quando não é. Até que haja uma cura para essas doenças alérgicas, os cães de serviço são uma excelente opção.

Cães podem ter doença celíaca?

São raríssimos os casos de doença celíaca em cães, com excessão dos Setters Ingleses, que podem ter uma doença congênita que causa intolerância ao glúten. Alguns Samoiedas também podem ter sensibilidade. Mesmo não sendo objeto da doença em si, o glúten pode causar problemas aos cães.

Cães sensíveis ao glúten podem apresentar diarréia e constipação, vômitos, pele ressecada e descamação, dermatite por lambedura, queda de pelo, feridas, coceiras e infecções crônicas de ouvido. Em casos mais graves, podem desenvolver reações inflamatórias e alérgicas, maior suceptibilidade a infecções, alterações de comportamento, até artrite e epilepsia.

É claro que esses sintomas podem não estar relacionados ao glúten, mas vale a pena investigar, através de exames clínicos, laboratoriais, e alteração da dieta por eliminação – ou seja, vai-se eliminando alimentos da dieta até descobrir o que causa problemas. Converse com seu veterinário de confiança.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest