Você conhece a personalidade do seu gato?

Que gatos tem personalidade, nós já sabemos. Um estudo realizado pela University of South Australia com cerca de 3.000 gatos traçou 5 perfis de personalidade, a partir de um extenso questionário, respondido por pessoas nos quatro cantos do mundo.

Você sabe qual é a personalidade do seu gato?

Você sabe qual é a personalidade do seu gato? Garanto que ele se encaixa em um desses perfis!

1) O gato nervoso

Altamente assustadiço, o gato nervoso desaparece sempre que um estranho se aproxima, ou quando se vê numa situação desconhecida. Assim, para se sentir seguro, precisa ter várias rotas de fuga e esconderijos pela casa, como prateleiras altas e caixas de papelão onde se enfiar. É necessário que ganhem confiança para se sentirem seguros e menos tensos. Portanto, nunca force um gato nervoso a enfrentar uma situação, isso pode traumatizá-lo.

2) O gato desinibido

O gato desinibido adora explorar, experimentar, e costuma ser bem intrometido. Está sempre se metendo em confusões por tentar escalar lugares inadequados e investigar todos os cantos da casa. Precisa de estimulação mental, do contrário pode ficar entediado e tornar-se destrutivo. Assim, é importante oferecer muitas oportunidades de brincadeira ativa, com lasers, varetas com plumas e fitas, e brinquedos que estimulem seu senso caçador e aventureiro. Se a personalidade do seu gato é desinibida, prepare-se para momentos de grandes risadas!

3) O gato dominante

Especialista em bullying, o gato dominante é mandão, intolerante e cheio de si. Enfim, pode se tornar o pior pesadelo de outros gatos, impedindo que comam ou bebam, tomando conta de tudo o que considerar “dele”. Uma das saídas é distribuir pratos de água e comida em vários lugares da casa, pois apesar de se achar o chefe, ele não conseguirá estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, dando oportunidade aos outros. Definitivamente, é necessário brincar com ele regularmente para gastar sua energia e redirecionar sua atenção.

4) O gato espontâneo

Aqui, a espontaneidade quer dizer reagir de forma diferente às mesmas situações, dependendo do momento. Ansioso e cheio de energia, o gato espontâneo pode ter comportamentos erráticos e imprevisíveis. Logo, uma das soluções é criar rotinas claras, como horários de refeições e brincadeiras. Assim ele poderá se preparar e desenvolver comportamentos mais “adequados”.

5) O gato amistoso

A personalidade mais fácil e almejada em qualquer gato, significa que ele estará sempre pronto para carinhos e brincadeiras, sem maiores problemas. Esse gato foi provavelmente socializado desde pequeno, tornando-se um animal bem ajustado à vida em grupo, seja com humanos ou outros gatos. Brincar com ele é muito importante para mantê-lo alegre, além de ser um enorme prazer. Também, aprende rápido e geralmente atende a chamados pelo nome.

Todo gato, assim como nós, humanos, tem diferentes traços de personalidade, mas com características mais dominantes. O estudo não tem apenas o objetivo de entreter a nós, humanos, com as idiossincrasias dos nossos gatos. Assim, compreendê-los pode ajudar a resolver problemas comportamentais, socializar melhor com humanos e outros animais, e a ter uma vida mais harmoniosa e feliz.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest