Fadiga do bigode: você sabe o que é isso?

Novas pesquisas apontam para a hipótese de que gatos sofram de fadiga do bigode, uma condição que surge quando os bigodes roçam as laterais de comedouros pouco adequados para eles. Veja só:

Fadiga do bigode em gatos

Os gatos estão cada vez mais próximos de nós, nas nossas casas e nos nossos corações. Várias novas informações sobre seu comportamento e necessidades especiais nos ajudam a lidar com diversos problemas, como a fadiga do bigode.

Os bigodes dos gatos são extremamente sensíveis. São mais ou menos 24 fios grossos e duros, em cuja raiz estão órgãos chamados de proprioceptores. Fazem uma ligação direta com o cérebro e o sistema nervoso, mandando vários tipos de informações – como orientação espacial, movimentos, e muito mais. Assim, os bigodes ajudam os gatos a deslocar-se no escuro e ao redor de objetos, mensurar espaços, e caçar presas (a movimentação rápida desloca ar, o que é captado pelos proprioceptores), por exemplo.

O que é fadiga do bigode

Imagine uma sobrecarga de informação sensorial. Os bigodes roçam os objetos, e ficam mandando sinais para o cérebro e para o sistema nervoso constantemente, ao ponto de gerar stress. Tanto que a condição também pode ser chamada de stress do bigode.

Começou-se a falar sobre fadiga do bigode em relação a comedouros muito fundos e com bordas estreitas, nos quais os gatos eram obrigados a roçar seus bigodes constantemente. A teoria diz que se os gatos apresentam qualquer tipo de relutância ao comer ou beber, como olhar para o comedouro e miar, mas não comer, ou derrubar a comida no chão, isso pode ser um sinal de desconforto a ser considerado. Um distúrbio dessa natureza, quando desapercebido, pode causar desnutrição, desidratação, e até graves problemas gastrointestinais.

Nem todos os veterinários acatam a existência da fadiga do bigode. Alguns acham exagerado dizer que o constante contato dos bigodes com objetos cause fadiga, desconforto ou stress. No entanto, preferimos evitar que o stress aconteça a qualquer custo, não é mesmo?

Como evitar a fadiga do bigode

A solução é simples, e pode ser implementada facilmente. É só trocar comedouros e bebedouros. Vamos falar do que funciona para estes casos:

  • Gatos precisam beber muita água, então procure fontes de água corrente, que mantêm a bebida fresca, como os gatos gostam. Leia mais aqui sobre o assunto.
  • Quanto a comedouros, já existem no mercado produtos específicos, que são mais largos e menos profundos, possibilitando ao gato apreender a comida sem que os bigodes toquem na peça.

O que não fazer

Jamais, em hipótese alguma, corte os bigodes do seu gato!

Não me canso de repetir: observe seu pet, sempre. Ele te dirá tudo o que você precisa saber para dar a ele uma melhor qualidade de vida, e muito amor!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest