O corpo humano tem em média 60% da sua massa composta por água. Sabemos que beber água é um dos hábitos mais importantes de uma rotina saudável. Cães e gatos tem o mesmo percentual de água no organismo. Porém, diferentemente de nós, que podemos tomar a decisão de tomar mais água independente de estarmos “sentindo sede”, em prol da saúde, nossos pets bebem quando tem sede, e isso nem sempre é suficiente.
O que a água faz pelo organismo dos animais?
A água tem um efeito regulador de grande parte das funções do organismo. Transporta nutrientes para as células do corpo, auxilia na digestão dos alimentos e melhora a absorção de vitaminas e minerais. Ainda mais, é indispensável na regulação da temperatura corporal.
Lubrifica as articulações e favorece a movimentação, além de manter tecidos e mucosas hidratados e protegidos. Serve também como veículo de limpeza e filtragem do organismo, uma vez que carrega o que deve ser eliminado pela urina e pelas fezes.
Particularmente nos gatos, a água exerce a importante função de manter o funcionamento normal dos rins. Estudos feitos nos Estados Unidos concluíram que 1 em cada 3 gatos tem problemas renais. É um número assustador! Como gatos muitas vezes demonstram sintomas apenas quando a doença está muito avançada, é importante observar o consumo de água e os hábitos diários. Na contramão, se o gato estiver bebendo muito mais água do que o normal, estiver com a urina amarelada demais ou fazendo xixi no lugar errado, é um sinal de alerta.
Como saber se seu pet está bebendo água suficiente?
Basicamente, todas as funções mais importantes do corpo de um animal dependem da água. Quando falta água, o corpo do animal fica desidratado, o que causa um mal funcionamento dos órgãos e pode levar à morte.
Existe um método simples para observar o nível de hidratação de um animal. Puxe uma pequena porção da pele da nuca ou do dorso do animal para cima. Se a pele demorar para voltar ao lugar, o animal está desidratado. Se isso for constatado, leve seu pet ao veterinário para determinar o grau da desidratação, as consequências disso e seguir o tratamento mais adequado.
Como a alimentação impacta o consumo de água
A maioria dos cães e gatos domésticos come ração seca. Esse tipo de alimento é produzido por um processo de extrusão, que retira a maior parte da umidade e compacta os ingredientes em grãos. A quantidade de água contida no alimento é muito baixa. Já os animais que comem alimentos úmidos ou alimentação natural ingerem muito mais líquidos, contidos no próprio alimento.
Em ambos os casos, é preciso estimular seu pet a beber água. Mantenha recipientes sempre cheios de água limpa e fresca, à disposição do seu pet. Quer descobrir formas de fazer seu pet beber mais água? Leia esse post aqui!