Etiqueta pet: Como seu cão e você devem se comportar em espaços públicos

O comportamento do seu cão em público diz muito sobre você e que tipo de tutor você é. Esse é um pequeno manual de etiqueta pet, que vai te ajudar a acertar sempre!

etiqueta pet

O comportamento do seu cão em público é um reflexo de você como tutor, mas também diz muito sobre tutores em geral. Portanto, você tem uma responsabilidade, não apenas com seu pet e com as pessoas com quem vai conviver em público, mas com outros pets e tutores. Vamos falar sobre atitudes básicas, como agir e como ensinar ao seu cão comandos que ajudarão na convivência em locais públicos.

Tenha me mente que o bom comportamento do seu pet em locais públicos vai ajudar a aumentar o número de locais dispostos a recebê-los.

Locais pet friendly, como praças e parques, são importantes para a saúde física e mental do seu pet. Brincar e interagir fazem parte da natureza de qualquer animal, mas como vivemos em ambientes urbanos, a grande maioria dos cães não tem tantas oportunidades de exercer seus comportamentos naturais. Porque cachorro tem que ser cachorro, assim como criança tem que ser criança. Brincar, se sujar, faz parte de uma vida normal e feliz.

Socialize desde pequeno

A melhor época da vida para começar a socializar um cão é quando ele ainda é filhote. Aos quatro meses de idade, quando ele já estiver protegido pelas vacinas recomendadas, ele pode começar a sair e interagir com outras pessoas e cães.

Um cão socializado tem mais facilidade em lidar com situações diversas, como encontrar outros cães, crianças e pessoas em geral.

Eduque seu cão

Eduque com disciplina, mas com amor. Como uma criança, seu cão vai testar os seus limites. Educação básica significa estabelecer esses limites. A corrente moderna do comportamento pet prega que toda a educação deve estar baseada no reforço positivo, ou seja, sem punição. Muitos estudos recentes apontam até que a punição pode causar problemas comportamentais, e isso nós não queremos de modo algum! Ansiedade, medo, reações indesejadas, até agressividade.

O treinamento baseado em reforço positivo traz em si a simples ideia de que recompensar seu cão por um bom comportamento vai encorajar este comportamento. A palavra chave é consistência! Treinar é um esforço diário de repetição de consolidação.

Ensine a ele comandos básicos

Comandos básicos são aqueles que formam a base da educação, e facilitam muito a sua vida. Em primeiro lugar, ensine seu cão a prestar atenção em você.

Como ensinar? Escolha comandos simples, preferencialmente de uma palavra – senta, deita, fica, dá a pata, junto, aqui. Todo mundo na família tem que usar os mesmos comandos, para que o cão entenda com clareza.

Use sinais de mão associados aos comando de voz. Vai chegar um ponto em que, com alguns cães como Antonia, só o sinal de mão vai ser suficiente.

Assim que seu cão atender ao comando, dê um petisco e faça um carinho imediatamente, e diga, “muito bem!” A comunicação oral é mais importante para nós do que para eles, mas como somos seres orais, jamais deixaremos de conversar com nossos cães (coisa de gente maluca, eu sei… rsrs). E eles nos entendem, isso já foi provado cientificamente.

As sessões de treinamento devem ser constantes, curtas e focadas. Ao longo do tempo, não será mais necessário usar os petiscos.

Os comandos básicos são importantes ferramentas de controle dos cães, não só para o dia a dia – como atravessar a rua, ir ao parque ou no elevador do prédio –, mas também em situações extremas, nas quais seu cão terá que te obedecer prontamente. Por exemplo, se ele escapar da guia, mas tiver um bom treinamento, você terá mais chances de fazer com que ele preste atenção em você, pare e não fuja. Mas não treine seu cão com o objetivo de andar solto na rua, por favor!!

Petiscos

Traga petiscos para controlar seu cão. Mas não deixe que isso vire uma disputa com outros cães!

Brinquedos

Não traga brinquedos se seu cão não sabe dividir. Do contrário, o parque é uma ótima oportunidade para jogar frisbee, bolinha e outros brinquedos adequados para espaços abertos.

O legal mesmo é ensinar seu cão a não disputar brinquedos, e observar os outros cães que estão no ambiente. Pode ser que o seu não brigue por brinquedo, mas outros podem não ter o mesmo treinamento.

Catar o cocô

Regra de ouro da convivência em locais públicos! Tenha sempre um saquinho com você, idealmente um saquinho próprio para isso, e mais idealmente ainda uma das opções biodegradáveis que estão disponíveis no mercado.

Mantenha seu cão na guia

Mantenha seu cão seguro na guia, até que ele esteja num local onde pode ser solto. Mas se ele não estiver acostumado a conviver com outros cães, mantenha-o na guia. A guia é um dos principais instrumentos de controle e segurança do seu cão. Algumas pessoas acham legal o cão que anda na rua sem guia, alguns levam a guia na boca. É bonito de se ver, mas é contra a lei e é um risco para a segurança.

Por exemplo, seu cão pode ser como a Docinho, que anda sem guia e não desgruda de mim. Mas assim como a Docinho, seu cão pode se assustar com fogos ou um barulho alto na rua, e tentar se proteger, atravessando a rua e sendo atropelado. Ou pode ir cheirar um outro cão e ser mordido. Muitas coisas podem acontecer.

Se seu cão se estranhar com outro cão, interfira imediatamente

Aqui a atenção é crucial. Você conhece o seu cão e sabe como ele reage na maioria das situações, certo? Aponto aqui o caso da Antonia, que foi atacada algumas vezes por numa cadela agressiva. Um dia, num evento, nós chegamos primeiro, e essa cadela cerca de meia hora depois. Como Antonia já tinha tido tempo de se ambientar naquele espaço antes de a outra chegar, quando viu a “inimiga” partiu para cima dela, como quem diz, “hoje eu cheguei primeiro, então não se meta a besta comigo!” Foi a velha máxima de “a melhor defesa é o ataque”. Isso pode acontecer até com os cães mais treinados e dóceis, portanto esteja atento.

Use focinheira quando a legislação mandar

Eu sei que a grande maioria dos cães que são obrigados por lei a usar focinheira são dóceis e amigáveis, mas esse é um bom exemplo de como o abuso de certos seres humanos causa danos a todos. A falta de educação adequada e os estereótipos causam esse tipo de problema, como os Pitbulls e seus pitboys. Mas vamos lembrar que muitos cães que não constam da lei da focinheira são agressivos e devem ser conduzidos com cautela. Por exemplo, existe uma estatísitica nos Estados Unidos que diz que mais pessoas são mordidas por Poodles do que por Pitbulls. E existe uma outra estatística que só o americano tem, e eu ri muito:

Chances de morte por mordida de cachorro – 1 em 116.448

Chances de morte por cachorro quente (engasgos, intoxicações – 1 em 3.375

Entenda que nem todo mundo gosta de cachorro

Respeite os sentimentos das pessoas. É claro que num parque para cães se espera que todo mundo goste. Mas mesmo gostando, algumas pessoas tem medo. Observe seu cão, os outros cães e as pessoas à sua volta. Essa é a chave para conviver bem com seu pet em espaços públicos. Lembre-se de que quando você sai com seu pet, terá que dedicar boa parte da sua atenção a ele.

Sirva de exemplo para a comunidade e ajude a gente a ter cada vez mais locais pet-friendly!

Kit básico

Venha preparado, traga um kit. Por exemplo, se seu cão macho tem o hábito de levantar a perna para fazer xixi , ele pode molhar a bolsa, a mochila ou até a perna de alguém. Se esse é o seu caso, traga sempre lencinhos úmidos e o bom humor para pedir desculpas.

  • Guia
  • Enforcador (se seu cão utiliza)
  • Coleira e coleira de LED (ótima para passeios à noite)
  • Focinheira (se seu cão utiliza)
  • Petiscos
  • Recipiente para água e água
  • Saquinho de cocô
  • Lencinhos umedecidos
  • Toalhinha
  • Sacola e pochete
  • Brinquedo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest