Bandanas para cães: muito além do estilo

Bandanas são essencialmente consideradas como acessórios para cães. Mas há mais do que estilo nessa moda. Conheça as múltiplas utilidades das bandanas.

bandanas para cães

Você já parou para pensar na real utilidade de uma bandana? Além de lindas e cheias de charme, as bandanas podem cumprir vários papéis diferentes no dia a dia dos cães. Olha só que interessante!

Passeio no parque

Imagine que você tem um Golden Retriever. Agora imagine aquele dia no parque, um dia ensolarado e delicioso, no qual outros pais e mães de Golden decidam levar seus filhos para passear, assim como você. Solte todos eles juntos para brincar e… descubra a primeira utilidade de uma bandana!

Bandanas ajudam a identificar cães de longe, o que pode ser extremamente útil em diversas situações. Também, é possível bordar o nome do cão no tecido, e ganhar um benefício a mais: vira um poderoso veículo de interação social, pois a maioria das pessoas acha cães de bandana “mais fofos”, e se interessam mais ainda quando imediatamente descobrem o nome do cão. Você vai fazer muitos amigos!

Algumas pessoas chegam a colocar acessórios coordenados com as bandanas dos seus pets, para que a identificação de pais e filhos seja ainda mais eficiente.

Resfriamento eficiente

As bandanas podem ser muito úteis em dias de calor. Você pode molhar a bandana com água fresca e amarrar em torno do pescoço do seu cão, para aliviar a temperatura.

Mais ainda, é possível molhar bandanas e colocá-las no congelador. Quando etiverem bem geladinhas, amarre no pescoço do seu pet para um alívio ainda mais rápido.

Babões e seus babadores

Para aqueles cães que babam bastante, principalmente os mais peludos, as bandanas podem ser grandes aliadas. Não apenas para aparar a baba que escorreria sobre o pelo – fazendo aquela meleca conhecida –, mas também para limpar a baba em geral.

Ferramentas eficientes

Bandanas podem ser utilizadas como “coleiras funcionais”. Você pode aplicar, por exemplo, sprays repelentes (NATURAIS POR FAVOR, como o Neem da Preserva Mundi) no tecido, deixar secar por 10 minutos e colocar no pet. São eficientes contra pernilongos, e atuam como coadjuvantes no controle de pulgas a carrapatos. Mas atenção! Bandanas repelentes não substituem medicamentos para controle de pulgas e carrapatos!

Outra utilidade que eu absolutamente adoro é aplicar Adaptil na bandana. Passe o spray e deixe secar por 10 minutos antes de vestir. Para saber o que é para que serve essa maravilha comportamental que é o Adaptil, clique aqui.

Sobre aplicar sprays em bandanas: deixe as bandanas ligeiramente úmidas com os produtos. Nem encharcadas, nem secas demais.

Escolhendo a bandana certa

Há alguns pontos a se considerar ao escolher bandanas para o seu cão:

  1. Tecido: as melhores bandanas são feitas de algodão. As fibras naturais são mais frescas e tem menor potencial de causar alergias.
  2. Construção: bandanas triangulares são melhores que as quadradas que você tem que dobrar. O caimento é muito melhor. As dupla-face são mais eficientes, por serem mais encorpadas e mais absorventes. Também, a amarração é importante. Minhas favoritas são as bandanas que tem um recorte no local do nó (assim o nó não corre e a bandana fica segura), e as que tem fechos de nylon como coleiras.
  3. Tamanho: escolha bem o tamanho da bandana para o seu cão. O ideal é que ela fique com alguma folga no pescoço (algo em torno de dois dedos), para que não incomode, mas também não passe facilmente pela cabeça.
  4. Estampa: se você vai utilizar a bandana para identificação à distância, escolha cores e estampas que contrastem com a pelagem do seu cão.

No mais, divirta-se fazendo a coleção de bandanas do seu filho de patas!

Gostaria de agradecer especialmente à @doxieoholic de Singapura pela utilização da imagem linda que ilustra esse post! Super thanks! <3

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest