A vida moderna é estressante. Não apenas para nós, humanos, mas para os nossos pets também. Porém, estudos e inovações tecnológicas, como o Adaptil, chegam para nos ajudar a dar uma melhor qualidade de vida aos nossos filhos de patas.
O poder das mães
Quando dão à luz, as cadelas liberam por suas glândulas mamárias uma substância conhecida como feromônio apaziguador dos cães. Feromônios são fatores químicos que provocam respostas comportamentais em indivíduos de uma mesma espécie. Como o próprio nome diz, o feromônio das cadelas tem um efeito “apaziguador”, ou seja, calmante, tanto em filhotes quanto em adultos. É um “cheirinho de familiaridade e conforto”, por assim dizer. No entanto, para nós humanos, esses cheirinhos são indetectáveis.
A fim de replicar a sensação de segurança e relaxamento que o feromônio apaziguador dos cães é capaz de gerar, foi desenvolvido um análogo sintético, ou seja, a composição química da substância foi recriada em laboratório. O mais conhecido desses produtos, e o mais amplamente testado, é o Adaptil, do laboratório Ceva.
Como funciona o Adaptil?
Os cães, assim como os gatos, tem no céu da boca um órgão chamado de vomeronasal ou órgão de Jacobson. Essa estrutura, presente nos répteis, anfíbios e mamíferos, foi descoberta em 1811, mas até hoje seu funcionamento não é totalmente conhecido. O que se sabe é que os animais a utilizam para captar substâncias diferenciadas, como os feromônios. Nós, humanos, não possuímos esse órgão.
O feromônio sintético presente no Adaptil é captado pelo órgão vomeronasal, e replica uma sensação de segurança e bem estar igual àquela que os filhotes tem quando estão aconchegadamente mamando em suas mães. Essa atmosfera calmante é capaz de influenciar o comportamento dos cães, auxiliando na adaptação a situações adversas, no adestramento e na atenuação de vários problemas comportamentais.
Em que casos o Adaptil pode ser recomendado?
O Adaptil é eficaz para uma longa lista de situações em que é preciso criar formas de alterar a percepção e o comportamento do cão:
- Stress e ansiedade: resgate e adoção, adaptação a um novo lar, mudança de casa, mudança de tutor, chegada de um bebê, chegada de um novo animal, hospedagem;
- Medos e fobias: fogos, tempestades, ir ao veterinário, tomar banho, andar de carro, outros animais;
- Ansiedade de separação: quando o tutor sai e o pet é deixado sozinho, ocasionando latidos excessivos, destruição, automutilação;
- Agressividade por medo: quando o cão reage e ataca porque está com medo de outro animal ou de uma pessoa.
Mas atenção! O Adaptil não é recomendado para todos os casos de agressividade, ou para hiperatividade. Consulte um especialista em comportamento.
O Adaptil também pode ser utilizado como coadjuvante preventivo, em casos de:
- Socialização de filhotes;
- Preparação para a chegada de um novo membro da família, mudança de casa ou qualquer outra alteração de rotina que posssa gerar stress;
- Preparação para o adestramento.
Como utilizar o Adaptil
O Adaptil é um produto comercializado mundialmente. Suas maiores vantagens são o fato de não provocar efeitos colaterais, e a facilidade de utilização.
No Brasil, a Ceva oferece apenas dois produtos da linha comercializada no resto do mundo. Antes que você pergunte porque, vou explicar: como muitas outras coisas nesse nosso país, o processo de autorização de comercialização de produtos farmacêuticos no Brasil é burocrático, atrasado, e bastante irritante. Assim, ainda vai demorar para termos outros produtos da linha disponíveis por aqui.
Mas vamos ao que temos:
- Adaptil difusor: difusor de parede (igual aos difusores de repelentes de insetos), com refil de 48 ml. Deve ser ligado na tomada, e tem tempo de início de atuação de até 7 dias. Recomendado para espaços adjacentes de até 50 m2. Ou seja, se a sua casa tem vários cômodos divididos por paredes, coloque um difusor em cada cômodo. Cada refil dura 30 dias.
- Adaptil spray: bisnaga de spray de 60 ml, para ser borrifado na caixa de transporte, no carro, na caminha ou até numa bandana (leia o post aqui).
Precauções
- Jamais borrife o produto diretamente no animal
- Após borrifar a caixa de transporte, carro ou caminha, aguarde de 15 a 20 minutos para deixar o cão se aproximar. O veículo do spray é o álcool, que pode incomodar e fazer mal aos animais, se expostos antes desse tempo de pausa.
Gosto bastante de borrifar o Adaptil nas minhas mãos, quando vou me aproximar ou manusear um cão que demonstra sinais de medo. Aí me aproximo devagar e permito que o animal perceba o feromônio antes de tentar tocá-lo. Para quem lida com comportamento e um sem-número de animais todos os dias, é uma ótima ferramenta. Mas atenção! Não tente fazer isso se não for profissional de comportamento, você poderá tomar uma bela mordida!
Custo x Benefício
Não vou mentir. O Adaptil não é um produto barato. Mas a eficácia comprovada por centenas de estudos faz valer a pena o investimento.
O equivalente para gatos é o Feliway, também da Ceva. Clique aqui para ler o post!
O Adaptil pode ser encontrado em pet shops e clínicas veterinárias. Procure orientação de um especialista antes de utilizar o produto. E pode mandar suas perguntas para mim aqui nos comentários!