O que são comedouros lentos e para que servem

Você já deve ter ouvido falar de comedouros lentos. Como o próprio nome diz, são comedouros que diminuem a velocidade com que seu pet come. Vamos ver como?

comedourps lentos

Comedouros lentos são uma ótima invenção. Já que a domesticação mudou os hábitos dos cães, e facilitou a vida deles no quesito comida, muitos passaram a comer demais, rápido demais. Lembremos que na natureza, os animais são obrigados a caçar e forragear, ou seja, buscar seu alimento. Isso exige esforço e tempo, que é exatamente o que os comedouros lentos oferecem.

As diferentes formas e os labirintos que compõem a parte interna dos comedouros lentos aumentam o grau de desafio na apreensão de comida. Isso quer dizer que o cão, ao invés de simplesmente abocanhar os grãos, terá que usar vários movimentos de língua e boca para conseguir comer. Assim, ele irá comer mais devagar, e como nós humanos, irá se satisfazer com uma quantidade menor de comida. Além disso, irá trabalhar a mente, pois todo movimento de pegar os grãozinhos trará estímulos diferentes.

Vantagens de comer mais devagar

Quem já foi ao nutricionista e já fez dieta deve ter ouvido mil vezes que devemos comer devagar, para que o estômago tenha tempo de mandar para o cérebro o comando de saciedade. Com os animais não é diferente. Assim, comer mais devagar evita e combate a obesidade.

E, como já mencionei, o estímulo mental que os comedouros lentos proporcionam é extremamente benéfico para os cães. Para capturar a comida, o cão terá que encontrar os melhores ângulos para introduzir a língua e os dentes, e usar a criatividade. Exercitar a cabeça faz com que seu cão fique mais feliz e equilibrado.

Riscos de comer rápido demais

A obesidade é o primeiro e mais comum risco de comer rápido demais. Infelizmente, cada vez mais cães sofrem com este mal, que não só deriva de problemas na rotina alimentar, mas também de um excesso de “compensação” psicológica por parte dos tutores. Várias pessoas declaram dar mais petiscos do que seria necessário para seus cães, por passarem muito tempo fora de casa e se sentirem culpados por isso…

Quando um cão abocanha a comida apressadamente, ele engole ar junto com o alimento, o que causa gases. Isso dificulta a digestão, pode causar náuseas e vômitos, inchaço e desconforto.

Existe também o risco de engasgos e a inalação acidental de comida para o pulmão – o que pode causar problemas seríssimos, como pneumonia, e levar à morte.

Como escolher um comedouro lento

Os bons comedouros lentos são capazes de reduzir a velocidade das refeições em até dez vezes. Para escolher o melhor produto, busque eficiência, qualidade e durabilidade.

Os comedouros lentos tradicionais tem paredes internas formando labirintos de padrões diferentes. São normalmente feitos de plástico, e devem ter boa estrutura – ser pesados e resistentes o suficiente para que o cão não consiga morder e carregar o comedouro. Devem ter pés antiderrapantes para não “caminharem” pelo chão durante a refeição. Leia a composição do plástico do produto. Ele deve ser atóxico, livre de BPA, e de preferência “food grade” – grau de qualidade utilizado em utensílios de cozinha.

Uma outra opção são os “mats” de silicone. São flexíveis e mais fáceis de limpar, e naturalmente antiderrapantes.

Algumas marcas oferecem desenhos diferentes. Se seu cão tem tendência a se entediar facilmente, considere comprar dois comedouros com desenhos diversos, para aumentar o desafio.

O tamanho também é importante. Escolha um tamanho adequado ao seu cão. Os comedouros pequenos geralmente comportam de 1 a 2 medidas de ração e os grandes, de 3 a 4.

ATENÇÃO: para cães braquicefálicos (de focinho curto, como Buldogues, Shih Tzus e Pugs, por exemplo), escolha comedouros com paredes internas mais baixas, como os mats. Do contrário, eles terão muita dificuldade em apreender o alimento.

Alguns brinquedos também podem ser usados como comedouros lentos, com excelentes resultados. Alguns exemplos são o Replay e o Rewards Shell, ambos da Kong. Os cães terão que aprender a movimentar os brinquedos para que a comida seja liberada, o que além de diminuir a velocidade de alimentação, ainda proporcionará um bom tempo de entretenimento saudável para a mente.

Como criar seu próprio comedouro lento

Não é preciso comprar um comedouro lento para que seu cão possa usufruir das vantagens de comer mais devagar. Você pode colocar a ração dentro de uma garrafa pet e fazer furos nela, para que o cão role a garrafa e os grãos de ração saiam pelos orifícios. Cuide apenas para que os furos sejam grandes o suficiente para que os grãos passem por eles.

Outra opção é utilizar bolas de tênis sobre assadeiras de cupcake, daquelas com múltiplas cavidades. Distribua a ração em cada uma das cavidades, e coloque uma bola de tênis em cada uma. O cão terá que empurrar a bola para descobrir o alimento, e comerá pequenas porções de cada vez.

IMPORTANTE: o processo de acostumar seu cão a comer mais lentamente deverá ser monitorado. Jamais deixe seu cão sozinho com o comedouro ou brinquedo, pois ele poderá roer a peça e ingerir pedaços que poderão causar sérios danos à saúde.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest