O que é forrageamento, e porque você precisa saber

Você sabe o que significa “forrageamento”? É um comportamento natural dos animais na natureza, e que pode fazer seu cão muito mais feliz.

forrageamento

Muito antes do fenômeno da domesticação, os animais eram obrigados a confiar em seus instintos para sobreviver na natureza. Dentre suas funções, uma das mais importantes sempre esteve ligada à comida. A busca por alimento determinava não apenas a sobrevivência, mas também o estado de saúde do animal, afetando diretamente sua capacidade reprodutiva. Quanto mais sucesso tivessem na busca por alimentos, maior a chance de sobrevivência e proliferação.

Forragear é o ato de procurar alimento. Na natureza, o forrageamento ocupa de 60 a 70% do tempo que o animal está acordado. Portanto, é uma das suas principais atividades diárias.

Em ambientes domésticos, a vida dos nossos pets é bem diferente. Oferecemos as refeições em lindos pratinhos coloridos, isso quando não deixamos o alimento à vontade, o dia inteiro à disposição. Nossos pets não forrageiam mais.

Além de atividade física, animais precisam de atividade mental. Tem se falado muito sobre enriquecimento ambiental – tornar o ambiente do pet mais rico em estímulos para comportamentos naturais e entretenimento saudável. O forrageamento é uma das muitas formas de enriquecer o ambiente doméstico de um cão.

E como forragear em casa?

A primeira idéia ligada ao forrageamento de animais domésticos é não oferecer alimento em pratinhos simples. O ideal é usar comedouros lentos, brinquedos interativos ou até brinquedos caseiros para que o animal encontre desafios a mais na hora de se alimentar. O exercício mental dessas atividades, que estimulam a criatividade e a capacidade de solucionar problemas, deixa seu cão mais equilibrado emocionalmente, e por consequência mais feliz.

Outra idéia interessante é esconder pequenas porções de alimento pela casa, estimulando uma brincadeira de “caça ao tesouro”. Na natureza os cães cavam buracos, reviram folhas e usam o faro para buscar comida. Esconda o alimento atrás de cortinas, móveis, dentro de lugares que seu cão possa acessar facilmente, ou aonde sua imaginação te levar. No começo, direcione a brincadeira, apontando para os lugares, e dizendo “muito bem!” toda vez que o cão encontrar o “tesouro”. Rapidamente ele vai entender o espírito da coisa, e vai se divertir muito caçando.

É importante lembrar que o faro é o mais importante e desenvolvido sentido dos cães. Eles possuem 300 milhões de receptores olfativos em seus focinhos, além de terem uma região cerebral 40 vezes maior do que a nossa dedicada exclusivamente a processar odores. Sua capacidade de perceber cheiros é 10 mil vezes maior do que a dos seres humanos.

Assim sendo, não sinta “pena” de estimular seu cão a encontrar alimento escondido. O processamento mental envolvido nessa tarefa vai deixar seu cão mentalmente saciado, como eu gosto de dizer.

O forrageamento é para todos?

A domesticação teve outros efeitos nos cães. Na seleção dos animais “de companhia”, criou-se todo um conjunto de cães que muitas vezes não se engaja em brincadeiras. Alguns porque tem baixos níveis de energia, outros porque não tem grande interesse em interagir. É importante que você conheça o seu cão e observe seus comportamentos, a fim de decidir se vai ou não tentar introduzir atividades de forrageamento na rotina dele.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest