Como limpar os brinquedos do seu cão

Brinquedos são grande parte da alegria diária na vida dos cães. São mordidos, carregados pela casa, jogados e chacoalhados à exaustão. Assim sendo, de tempos em tempos têm que passar por uma manutenção básica.

Brinquedos são grande parte da alegria diária na vida dos cães. Por isso de tempos em tempos é preciso limpar os brinquedos de forma adequada, sejam eles de pelúcia, corda, borracha, plástico ou outros materiais.

Esse é um guia prático de como limpar os brinquedos do seu cão de forma efetiva e saudável:

1) Brinquedos de pelúcia, tecido ou corda

Esses brinquedos normalmente podem ser lavados à máquina – a não ser quando a etiqueta indica o contrário (e eu fugiria desses). Porém, não devem ser lavados com sabão em pó, detergente ou qualquer produto químico.

O ideal é salpicar bicarbonato de potássio em todo o brinquedo, deixar ficar por cerca de 10 minutos e lavar à máquina apenas com água, acrescentando 200 ml de vinagre de maçã ou vinagre branco. Inclusive, pode-se utilizar água quente. Após a centrifugação, utilizar a máquina de secar no ciclo suave (sem muito calor), ou secar ao sol. É importante que o brinquedo esteja totalmente seco antes de devolvê-lo ao seu pet. E quanto aos apitos dos brinquedos de pelúcia, após secos eles voltarão a funcionar normalmente.

Os brinquedos compostos apenas de corda podem também ser colocados no microondas. Certifique-se de que o brinquedo possui partes de metal, plástico ou borracha. Umedeça-o e coloque no microondas por 1 minuto. Abra o forno e deixe esfriar antes de retirar, pois o brinquedo irá ficar muito quente.

2) Brinquedos de plástico e borracha

Deve-se fazer uma boa limpeza de superfície, utilizando uma escova macia ou esponja não abrasiva. Deixe os brinquedos de molho numa solução de 1 parte de vinagre para 5 partes de água durante 30 minutos, depois salpique bicarbonato de potássio e esfregue bem. Pode-se utilizar a máquina de lavar louça no ciclo suave, sem sabão ou enxaguante.

Não utilize detergente, álcool ou qualquer outro produto químico para limpar os brinquedos.

E lembre-se: quando o brinquedo estiver rasgado, faltando pedaços, mordido ou destruído demais, substitua-o. Os pedaços que se soltam podem colocar a saúde do seu pet em risco, e as ranhuras e mordidas favorecem a proliferação de bactérias e outros agentes que nem a melhor das limpezas é capaz de eliminar.

Você conhece os diferentes tipos de brinquedos para cães? Clique aqui e descubra!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest