Será que seu pet é feliz?

Você consegue identificar se seu pet é feliz? Por serem nossos filhotes fofinhos, essa passou ser uma preocupação tão relevante quanto uma alimentação adequada e veterinário de confiança. Mas como eles demostram alegria e bem-estar?

Se para o ser humano já é difícil falar sobre saúde mental, imagina em animais. Pode não parecer, mas cães e gatos ficam estressados, depressivos e tristes.

Para saber se está tudo bem – ou não – como seu pequeno, é importante reconhecer suas necessidades básicas e os comportamentos específicos de cada espécie. Cães muitas vezes não gostam de passar muito tempo sozinhos. Da mesma forma, gatos tem dificuldade em se adaptar com novos indivíduos.

Muitas vezes, um problema emocional pode acarretar em um problema de saúde. Por isso, é extremamente importante observar qualquer alteração no comportamento do animal e levar ao médico veterinário.

Mas quais são os sinais que meu pet não está bem?

1) Mudança de comportamento

O principal sintoma de que as coisas não estão bem é alguma mudança do comportamento. Você pode não identificar o motivo, mas se ele costumava agir de uma forma e isso se altera, algo errado está ocorrendo.

2) Medo

A demonstração de medo, com orelhas baixas e corpo encolhido, ou mesmo tentar fugir de uma situação é sinal vermelho. O animal pode estar em sofrimento.

3) Agressividade

Os animais não devem ser agressivos sem motivo aparente. Tentar atacar alguém (animal ou humano) pode ser um sinal de que ele está sob forte estresse.

4) Ansiedade

Animais que ficam extremamente agitados perante uma situação, mesmo que seja positiva, como a chegada do dono, passear ou comer, podem estar em sofrimento.

5) Prostração

Cães ativos e gatos sapecas podem demonstrar que algo não está bem, quando não aceitam mais brincadeiras ou não querem passear.

6) Latido/miado excessivo

Latir e miar não são as únicas formas de comunicação dos cães e gatos. Se seu peludo está vocalizando (falando) excessivamente, pode haver um problema por trás desse comportamento.

7) Problemas para dormir

Pode parecer estranho, mas animais também podem ter problemas para dormir e até trocar o dia pela noite. O sono é um fator bastante importante na hora de detectar um possível problema comportamental.

8) Energia excessiva

Algumas raças são mais agitadas que as outras. Por isso, devem ter mais atividades. Se seu animal está apresentando excesso de energia constante, sinal que algo deve ser revisto na rotina dele.

9) Alteração de peso

Se seu pequeno está engordando ou emagrecendo rapidamente, pode haver um problema clínico e comportamental associados.

Para identificar o problema o quanto antes, é importante prestar atenção no comportamento e postura corporal do animal. A observação ainda é a forma mais eficaz de se comunicar e entender melhor os peludos que amamos. Se algo estiver alterado, leve seu animal ao veterinário. Ele poderá indicar um especialista em comportamento, para entender melhor o que está acontecendo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest