Gatos e bolas de pelo: problemas e soluções

Bolas de pelo são o grande temor de donos de gatos em geral. Como se formam? Como evitá-las? Lidar com este problema é menos assustador do que pode parecer.

Bolas de pelo são o grande temor de donos de gatos em geral. Como se formam? Como evitá-las? Lidar com este problema é menos assustador do que pode parecer.

Gatos são animais extremamente limpos e cuidam de sua higiene com eficiência e precisão. Desde muito pequenos aprendem com suas mães a usar a língua áspera para se “dar banho” (daí a expressão “banho de gato”). Assim removem a sujeira e os pelos mortos, que se soltam facilmente e são engolidos no processo. Normalmente os pelos ingeridos passam pelo trato intestinal sem maiores problemas. Às vezes, porém, esses pelos vão se acumulando no estômago do gato, e formam as famosas “bolas de pelo”. O nome técnico é tricobezoar – um emaranhado de pelos, resíduos de alimentos e fluidos estomacais.

Apesar de serem chamadas de “bolas”, são geralmente cilíndricas e compridas. De acordo com o Dr. Richard Goldstein, professor de Veterinária de pequenos animais da Universidade de Cornell, os tricobezoares variam de tamanho, de 3 a 15 cm de comprimento e até 3 cm de diâmetro.

O que acontece quando se formam?

Na grande maioria dos casos, o organismo do gato encontra uma forma de expelir a bola de pelo, e o gato vomita. Isso é bastante comum, ainda que desagradável de ser ver – e ouvir, pois o gato emite sons de engasgo às vezes bem preocupantes antes de efetivamente se livrar do incômodo. Apesar da aparência, as bolas de pelo não tem quase cheiro.

A formação de bolas de pelo é mais comum em gatos de pelos médios e longos, porém gatos de pelos curtos ou que tem o hábito de se lamber demais também podem apresentar problemas.

Quando a bola de pelo não é expelida, forma uma massa arredondada – imagine uma bola de meia – podendo causar obstruções no trato intestinal, e colocando a saúde do gato em risco. Os sintomas de problemas com bolas de pelo são:

  • Repetidos reflexos de vomitar e engasgos sem expelir bolas de pelo;
  • Apatia, o gato fica desanimado e apresenta comportamentos estranhos;
  • Falta de apetite;
  • Constipação (o gato não consegue fazer cocô).

Se você observar qualquer um desses sintomas, procure seu veterinário imediatamente. O diagnóstico correto deverá ser feito por exames clínicos e de imagem.

Soluções

Há algumas soluções simples para minimizar ou evitar problemas com bolas de pelo:

1) Escove seu gato

Use uma escova adequada ao tipo de pelo, ou até luvas removedoras de pelo, para eliminar os pelos mortos e evitar que seu gato os engula durante o ritual do banho. Esse pode ser inclusive um momento prazeroso entre vocês, e é bom acostumar gatos de pelo longo desde pequenos.

2) Leve seu gato a um pet shop especializado

Um bom banho e tratamento profissional dos pelos pode ajudar seu gato a sentir-se mais limpo, e portanto com menor necessidade de se lamber. Mas atenção: procure um profissional especializado!

3) Converse com seu veterinário sobre tratamentos específicos

Existem no mercado rações específicas, suplementos alimentares e medicamentos para problemas com bolas de pelo, que contém substâncias que favorecem a digestão. Mas cuidado, não compre qualquer produto sem antes consultar seu veterinário de confiança. Só ele saberá fazer o diagnóstico correto e indicar a conduta adequada.

Você conhece a personalidade do seu gato? Clique aqui e descubra em qual perfil ele se enquadra!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest