Primeiro, temos que explicar que pessoas alérgicas a cães não tem reações causadas por pelos, mas sim pela descamação normal da pele de qualquer animal. Os pequenos flocos de células mortas, carregados de proteínas, ficam suspensos no ar. Quando os inspiramos, apresentamos sintomas que atingem o nariz, a garganta ou olhos, e às vezes até a nossa pele. Assim, espirramos, tossimos, coçamos os olhos e o corpo.
Em casos extremos, algumas pessoas podem ser alérgicas às proteínas presentes na saliva e na urina dos animais. Ou seja, se tivermos contato com cães que se lambem ou que não estiverem bem limpos, podemos ter reações. O elemento comum são as proteínas, que são os alérgenos (provocadores da alergia). Tudo depende da genética – tanto do cão quanto do alérgico.
Estudos
De acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology (Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia), 10% dos americanos são alérgicos a cães. No Brasil, as estatísticas apontam que cerca de 30% da população sofre com algum tipo de alergia.
Alguns cães são mais propensos à descamação que outros, por uma série de fatores. Quando um cão solta muito pelo, também solta os tais flocos de pele, presos à raiz do pelo. Ou seja, cães que soltam menos pelo tem menos tendência a provocar sintomas.
Para tentar facilitar as escolhas dos humanos que tem alergias, o American Kennel Club preparou uma lista de cães que têm menor tendência à descamação de pele:
- Afghan Hound
- American Hairless Terrier (Terrier Americano Sem Pelo)
- Bedlington Terrier
- Bichon Frisé
- Cão de Crista Chinês
- Cão D’Água Português
- Coton de Tulear
- Irish Water Spaniel
- Kerry Blue Terrier
- Lagotto Romagnolo
- Maltês
- Peruvian Inca Orchid (Cão Pelado Peruano)
- Poodle
- Schnauzer (Miniatura, Standard e Gigante)
- Soft Coated Wheaten Terrier
- Xoloitzcuintli (Pelado Mexicano)
Note que nem todas as pessoas alérgicas a cães tem as mesmas reações aos mesmos cães ou raças que outros alérgicos, e nem sempre somos alérgicos a todos os indivíduos de uma mesma raça. Alergias são mistérios que vem e vão. Só nos resta identificar as possíveis causas, tratar os sintomas, e fazer boas escolhas.
Enfim, manter o ambiente limpo e seu animal banhado são medidas importantes para reduzir os sintomas de alergias.