10 sinais de que seu cão pode ter problemas cardíacos

Problemas cardíacos podem afetar cães de qualquer idade. Quando tratados precocemente, podem ser controlados com bastante eficiência. Conheça os 10 sinais clássicos que indicam doenças do coração:

1) Tosse

Tossir pode indicar várias doenças, mas é bastante comum em pacientes cardíacos. A tosse ocorre quando há acúmulo de líquido nos pulmões devido a alguma disfunção cardíaca. Assim, tossir pode ser um indicativo de que é necessário visitar um veterinário cardiologista.

2) Dificuldade de respirar

Problemas cardíacos podem atingir a respiração, causando falta de ar, dificuldade em respirar ou até aceleração da respiração, por afetar diretamente a oxigenação e o funcionamento dos pulmões. Em casos extremos, a língua e gengivas do cão podem ficar cianóticas, ou seja, azuladas ou arroxeadas, demandando atendimento imediato.

3) Perda de apetite

Quando o coração tem alguma disfunção, secreta maiores quantidades de um hormônio chamado BNP, diretamente ligado à inibição do apetite. A perda do apetite pode também indicar acúmulo de fluidos na cavidade abdominal. No entanto, a perda de apetite pode significar várias outras coisas, não necessariamente doenças do coração.

4) Perda de peso

Se o apetite é afetado, o cão pode apresentar perda de peso fora do usual, aliado a outros sintomas, como letargia. Por isso, observe as causas prováveis desse sintoma em conjunto com outros fatores.

5) Edemas

Edemas são inchaços dos tecidos, causados pelo acúmulo de fluidos. Em pacientes cardíacos, são mais comuns na região abdominal – pode parecer que seu cão engordou – e nas extremidades.

6) Tonturas e desmaios

Disfunções cardíacas podem causar diminuição da pressão sanguínea e consequente falta de oxigenação do cérebro, levando a tonturas, confusão mental, desmaios e síncopes.

7) Cansaço e fraqueza

Pacientes cardíacos podem perder a vontade de passear, ou cansar mais rápido durante os passeios. Alguns cães podem até apresentar sinais de depressão. Por esta razão, observar o comportamento do seu cão sempre é de extrema importância.

8) Agitação

Um cão com problemas cardíacos pode ter dificuldade para dormir e ficar inquieto ou agitado, devido à dificuldade de respirar normalmente. Isso ocorre principalmente devido ao acúmulo de fluidos nos pulmões. O cão poderá ficar sentado ou de pé, tentar dormir em posições estranhas ou levantar no meio da noite em busca de ar fresco.

9) Mudanças de comportamento

Isolar-se da família e de outros animais, recusar-se a brincar ou a passear, recusar petiscos ou carinhos, podem ser sinais de várias doenças, inclusive do coração. Acima de tudo, acompanhe de perto a vida do seu cão, e notará facilmente as alterações.

10) Alteração da frequência cardíaca

Algumas doenças cardíacas podem causar alterações do ritmo cardíaco normal, com batimentos mais rápidos (taquicardia), mais lentos (bradicardia) ou irregulares. Normalmente essas alterações são percebidas em conjunto com alguns dos sintomas listados acima.

Se você observar um ou mais desses sintomas no seu cão, procure imediatamente um veterinário. O diagnóstico correto será feito a partir de um cuidadoso exame clínico – exame externo e auscultação do coração e pulmões –, e poderá incluir exames de sangue e urina, raio X do pulmão, eletrocardiograma, ultrassom e exames específicos para verme do coração (dirofilariose), por exemplo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest