Quando premiar cães e gatos com petisco?

Você costuma dar petisco para seu cão? Qual o momento ideal para dar aquele agrado, que eles tanto amam?

Basta pegar o pacote de bifinhos ou a latinha de petiscos para cães e gatos saírem de onde estiverem e virem correndo ao nosso encontro. Esses petiscos são verdadeiros encantos para os animais. Mas será que oferecemos de forma correta?

Os petiscos, tanto os de gato, quanto os de cachorro, têm cheiro e gosto acentuados. Claro que isso é exatamente para atrair o animal e fazer com que ele fique louco. A composição dessas delícias varia de marca para marca. Porém, por não ser uma alimentação balanceada, não pode ser dada em excesso. O ideal é dois a cinco petiscos diários, a depender do peso do animal.

No método de adestramento por recompensa positiva (que adiciona algo), quando você pede para o seu cão sentar, ele ganha um petisco. Assim, ele associa a palavra senta, com o movimento de sentar. Ao ganhar algo muito gostoso (o petisco), aumentará a chance de acerto.

Mas qual o melhor momento de dar o petisco?

Algumas pessoas acabam dando o petisco em momentos errados e reforçam comportamentos indesejados. Para fazer um cão parar de latir, alguns dão ossinhos. Para fazer o cão parar de pedir comida, dão um bifinho. Para fazer o gato parar de miar, dão um petisco. Em todos esses casos, os comportamentos inadequados estão sendo recompensados e só irão aumentar em frequência.

Baseado em estudos, o melhor momento de dar o petisco é quando seu pet fizer algo legal. Com isso, aumenta a chance de ele repetir o comportamento que você gosta ou quer.

Quando ele fizer xixi no lugar certo. Quando estiver calminho, deitado na caminha. Quando sentar ou obedecer algum comando. Outro momento muito interessante para darmos o petisco ou recompensa é quando queremos estimular a atividade do pet preguiçoso.

Podemos, por exemplo, colocar um petisco dentro de uma bolinha para que ele se interesse mais pelo brinquedo. Ou fazer brinquedos em casa e colocar petiscos dentro para que ele tente tirar e, com isso, entretê-lo.

Além dos petiscos, podemos recompensá-lo de outras formas, como brinquedos, carinho, passeio, etc. A recompensa deve ser algo que ele goste muito.

Posso trocar os bifinhos por outra coisa?

O petisco não precisa ser aquele que você compra no pet shop. Pode ser algo que você tenha na geladeira. Um ótimo alimento que serve de petisco é cenoura crua. Além dos cães gostarem, ajuda na limpeza dos dentes, melhora pele e pelos e diminui a chance deles roerem coisas na sua casa. Pode dar um palito de cenoura ou aquelas cenourinhas que já vem prontas e lavadas. Outras opções são pepino japonês, brócolis, maçã, pera, beterraba e pedaço de frango cozido só na água, sem osso.

Se você é um mestre cuca ou gosta de se aventurar na cozinha, aqui vai um a receita de biscoito caseiro para cães:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest