Como lidar com gatos estressados: 5 dicas surpreendentes

Quem tem gatos em casa sabe que há coisas que eles não toleram. Para além de gostos e desgostos puramente felinos, há cinco fatores ambientais que deixam – ou podem deixar –  gatos estressados. Veja só:

Quem tem gatos em casa sabe que há coisas que eles não toleram. Há cinco fatores ambientais que deixam – ou podem deixar – gatos estressados.

1) Cheiros fortes

O olfato dos gatos é em média 12 vezes mais sensível que o dos humanos, com 45 a 80 milhões de receptores olfativos. Nós só temos 5 milhões. Assim, aromatizadores de ambiente, velas aromáticas e perfumes que nos são agradáveis podem ser insuportáveis para eles. Especialmente gatos estressados naturalmente.

Não há uma explicação clara, mas gatos particularmente detestam odores cítricos, mentolados e de canela. Se quiser manter seu gato longe de certas áreas da casa, use esses aromas.

2) Produtos de limpeza

Da mesma forma, produtos de limpeza com cheiros muito fortes podem ser agressivos aos gatos. Mas mais do que isso, gatos tem um sistema respiratório sensível. Assim, produtos químicos fortes podem causar alergias, ataques de asma e bronquite.

A regra de ouro para os produtos de limpeza é procurar aqueles adequados para pets, especialmente para fazer a manutenção dos espaços que eles utilizam. Para a limpeza de caixas de areia, camas e outros locais onde seu gato permanece, dê preferência a limpadores enzimáticos, que neutralizam odores e não tem cheiro forte.

3) Sons de alta frequência

Gatos tem uma audição extremamente aguçada, ouvindo frequências que vão de 45 a 60.000 hertz – humanos ouvem apenas de 20 a 20.000 hertz. Isso significa que são muito sensíveis a sons agudos, e tem audição ultrassônica. Desse modo, podem se incomodar com sons que sequer distinguimos, como de computadores, aparelhos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, e várias coisas que temos pela casa.

Procure colocar caixas de areia, comedouros e bebedouros longe de fontes de sons de alta frequência, para que seu gato sinta-se mais seguro e confortável.

4) Fogos de artifício e tempestades

Sons de tempestade ou fogos trazem em si alguns elementos que irritam e assustam os gatos: são repentinos, fortes e causam deslocamentos de ar e mudanças de pressão. Na natureza, esses sinais são o alarme para buscar abrigo imediatamente. Portanto, mesmo domesticados e vivendo seguros em casa, nessas situações o instinto pode falar mais alto.

Para dar mais conforto ao seu gato, mantenha-o num ambiente seguro (como um quarto fechado, sem rota de fuga para áreas externas), com várias opções de cantinhos onde ele possa se esconder e se abrigar. Você pode deixar armários e gavetas abertos, colocar caixas de papelão ou qualquer outro esconderijo que ele normalmente goste. A caixa de areia também deve estar no ambiente, para evitar “acidentes” nos momentos de stress. Também, o bebedouro e o comedouro. Porém, esses devem ser posicionados longe da caixa de areia.

Assim como com cães, nem todos os gatos se estressam com fogos e tempestades.

5) Cães, outros gatos e estranhos

Gatos são bastante reservados e gostam de privacidade. A presença de cães, outros gatos e pessoas estranhas pode causar ansiedade. Gatos que estão acostumados a conviver com cães podem até ignorar sua presença, mas caso não estejam, podem tentar fugir para longe do potencial agressor. Pior ainda é a presença de outros gatos, com os quais a disputa de território pode ser acirrada, e deixar ambos os gatos estressados.

Também, pessoas estranhas visitando a casa podem causar ansiedade em gatos mais tímidos, e fazer com que tentem se esconder em locais considerados seguros. Em todas essas situações, permita que seu gato permaneça num ambiente separado. Veja as mesmas orientações descritas acima.

Que gatos são cheios de personalidade, a gente já sabe. Você sabe qual é o perfil do seu gato? Clique aqui e descubra!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest