10/11/2013

Verão Sem Pulgas

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

Estamos na primavera e o calor e a umidade do ambiente vão aumentado. Com isso os casos de infestação por pulgas em cães e gatos vão aparecendo, pois as pulgas não gostam da baixa umidade do ar nem do frio típicos do inverno!

 

As picadas de pulgas além de causarem uma coceira desconfortável e estressante para o Pet podem transmitir verminoses, sendo o Dipylidium caninum o mais comum, que pode causar diarréia no animal. Outros podem apresentar a dermatite alérgica à picada de pulgas, mais conhecida por DAAP, que é causada por uma reação alérgica a saliva da pulga, desencadeando um prurido intenso com feridas na pele, descamação, queda de pêlos, em alguns casos levando a uma infecção de pele bacteriana secundária. Em casos de infestações extremas e prolongadas, pode surgir anemia, já que a pulga se alimenta do sangue do animal.

 

Para proteger nossos amigos contra as pulgas, devemos administrar produtos anti-pulgas. Seu veterinário é quem melhor irá indicar o produto e os intervalos entre as aplicações para seu pet.

 

Lembre-se também de continuar a prevenção no outono e no inverno, pois nessas estações a dinâmica da postura de ovos diminui, mas continua, e quando as estações mais quentes voltarem os ovos que estão latentes no ambiente irão eclodir e a população de pulgas voltará a aumentar rapidamente.

 

foto_jacqueline

 

Dra. Jacqueline Kennusar é Médica Veterinária, e colaboradora do It Pet Blog.

CRMV-SP 27.290
jacveterinaria@gmail.com

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *