21/09/2013

Vacinação de cães e gatos

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

É muito importante você vacinar seu animal de estimação, só assim ajudará a protegê-lo contra algumas doenças muito graves e até fatais. Comece procurando um veterinário de sua confiança para que ele possa examinar e vermifugar o animal. Se tudo estiver certo com a saúde do seu pet ele aplicará as vacinas necessárias.

No caso de filhotes, tanto de cães como de gatos, a primeira dose da vacina deve ser aplicada a partir dos 45 dias de vida, e devem ser feitos dois reforços, com intervalo de 21 a 30 dias após a primeira dose. A vacina contra raiva é aplicada após quatro meses de idade. Mas cabe ao veterinário responsável estabelecer o melhor esquema vacinal para seu animal.

Os cães precisam receber a vacina V10, que vai ajudar a proteger contra cinomose, parvovirose, adenovirose, parainfluenza, coronavirose, hepatite infecciosa e quatro tipos de leptospirose. Existem também as vacinas contra Giárdia e Tosse dos Canis, e para algumas regiões do país é indicada a vacina contra Leishmaniose.

Para os gatos a vacina utilizada é a quádrupla felina, que ajuda a prevenir contra calicivirose, rinotraqueíte, panleucopenia felina e clamidiose.

Animais adotados, mesmo que adultos, mas com histórico de vacinas desconhecido, também precisam ser vacinados. Geralmente são feitas duas doses da V10 ou da quádrupla felina e a raiva, mas é o veterinário que estará cuidando do seu pet que vai orientar e avaliar cada caso.

E não se esqueça de vacinar seu pet anualmente, para que ele esteja sempre protegido.

 

foto_jacqueline

 

Dra. Jacqueline Kennusar é Médica Veterinária, e colaboradora do It Pet Blog.

CRMV-SP 27.290
jacveterinaria@gmail.com

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *