25/01/2016

Um olhar sobre os cães urbanos no aniversário de São Paulo

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

São Paulo está fazendo hoje 462 anos, e a cidade não para de crescer. Somos quase 12 milhões de habitantes na capital, o que significa que, fazendo uma conta simplista, há pelo menos 5 milhões de cães vivendo em casas e apartamentos na metrópole. 5 milhões!

 

Assim como qualquer outro habitante de uma grande cidade, os cães tem necessidades especiais, para serem felizes e conviverem civilizadamente com os outros seres que dividem o mesmo espaço. Que não é muito, convenhamos… reuni aqui algumas dicas para os cães urbanos, que vão ajudar no dia-a-dia do seu amigo peludo.

 

Cães urbanos precisam de passeio

A cidade está cada vez mais verticalizada, ou seja, pessoas e cães vivem em espaços menores e mais restritos. Passear na rua ou no parque é uma necessidade diária, não apenas pelo exercício mas principalmente para arejar a cabeça. Já reparou o quanto seu cão fica feliz na hora de sair? É a oportunidade que ele tem de exercer um pouco de seus comportamentos naturais. O passeio ajuda a equilibrar e controlar a energia, manter seu amigo em forma e mentalmente estimulado. Após um bom passeio ele ficará mais calmo e satisfeito, e muito mais feliz. Cães equilibrados latem menos, não ficam excessivamente agitados e são, portanto, cidadãos civilizados! Passear com seu cão faz bem para a sua saúde também. Mas se você não tem tempo ou por qualquer razão não pode sair com ele, contrate um dog walker. Há ótimos profissionais na cidade.

 

Cães urbanos precisam de atividade

Além do passeio, cães precisam de atividade ao longo do dia. Se seu cão fica o dia inteiro em casa, ofereça opções de brinquedos e brincadeiras, para que ele tenha com o que se distrair – e não invente de destruir o que não deve! Dedique um tempo a ele, jogue bolinha, brinque de cabo de guerra, algo que ele curta fazer. Você pode também levar seu cão para alguns dos ótimos locais que oferecem serviços de day care, de preferência com enriquecimento ambiental, como já falei por aqui. Lá ele terá a oportunidade de interagir com outros cães de forma estruturada e gastar energia de um jeito saudável e divertido.

 

Cães urbanos precisam de treinamento

Sim, treinamento. Assim como crianças precisam de educação para viver em sociedade, cães precisam aprender a se comportar na rua, no parque, no elevador do prédio, em qualquer lugar onde convivam com outros cães e com pessoas – lembrando sempre que nem todo mundo é obrigado a gostar de animais, e esse direito tem que ser respeitado. Você pode ensinar o básico, como andar na guia, sentar e ficar, pode refinar seus conhecimentos e ir mais longe na educação dele, ou buscar a ajuda de um adestrador profissional. Ele vai te ensinar a manter seu cão sempre treinado e sob controle.

 

Cães urbanos precisam de uma alimentação balanceada

Alimentação adequada é um item super importante para qualquer cão saudável, e mais ainda para aqueles que vivem em espaços confinados, pois estes estão mais sujeitos à obesidade e outros problemas de saúde. Além de qualidade de vida – quem acompanha o blog sabe bem que somos fãs da alimentação natural e das rações com a mesma pegada – as refeições dos cães urbanos são também uma excelente oportunidade de estabelecer uma rotina, crucial para a organização da vidinha deles. Mantenha horários regulares, e aproveite os intervalos para oferecer frutas, verduras e petiscos saudáveis. Isso também é treinamento!

 

Cães urbanos precisam de férias

Todos nós precisamos mudar de rotina de vez em quando, tirar umas férias! Leve seu cão para viajar com você, para que ele tenha a oportunidade de respirar novos ares, correr e brincar. Se você não puder levá-lo, há opções de hoteis e hospedagens domiciliares super bacanas. Ele poderá viver novas experiências, renovar as energias e extravasar. Quando vocês voltarem a se encontrar, estarão morrendo de saudades um do outro e vai ser uma delícia, eu garanto!

 

Pronto! Seu cão é um perfeito habitante da cidade! No mais é só aproveitar, passear por aí e descobrir os muitos novos lugares pet friendly que São Paulo oferece. Parabéns, Sampa!

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *