03/09/2015

Ter um porquinho de estimação é…

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

Micropigs são pets fantásticos. Fiquei encantada com Jamon e Nero, eles são adoráveis! Mas como qualquer outro animal de estimação, os porcos tem necessidades especiais, que tem que ser conhecidas antes que você tome a decisão de trazer um para casa, e atendidas pelo resto da vida. Na minha conversa com Andrea Mendes, aprendi diversas coisas que agora conto para vocês.

 

Longevidade

A principal razão pela qual Andrea decidiu ter um porco como animal de estimação foi a questão da longevidade. Ela queria um animal que vivesse mais do que um cão ou gato. Porcos bem tratados podem viver de 20 a 30 anos. É maravilhoso pensar que é possível conviver com um pet amado por tanto tempo, mas também necessário estar preparado para um compromisso de longo prazo.

 

Tamanho

Micropigs são menores do que porcos comuns, mas estão longe de ser pequenininhos. Quando nascem são miúdos e fofinhos, mas como qualquer outro filhote, eles crescem. Quando adultos chegam a pesar 30 kg, o mesmo que um cão de grande porte. Você precisará ter espaço adequado para ele. Ao escolher seu porquinho, certifique-se do que está adquirindo. Selecione um criador idôneo, vá conhecer a criação, veja os pais do seu novo pet, para ter certeza de que ele é realmente um micropig, e não crescerá tanto quanto um porco comum.

 

Jamon em outubro de 2013 e hoje, totalmente crescido.

Andrea com Jamon em outubro de 2013 e hoje, totalmente crescido.

 

Dieta

Porcos são onívoros, ou seja, comem de tudo. Mas existe uma dieta ideal balanceada para que seu porquinho seja saudável e tenha uma vida longa. Jamon e Nero, por exemplo, comem uma ração à base de milho, preparada especialmente para suprir suas necessidades. São três refeições por dia, entremeadas de lanchinhos de frutas, legumes e verduras. Porcos são gulosos e tem tendência a engordar. Assim, a quantidade e qualidade dos alimentos devem ser controladas rigidamente. Andrea me disse que sempre dá preferência a frutas e legumes com alto teor de água – como chuchu, pepino, melancia –, pois saciam sem engordar. Eles amam cenoura e maçã. Batata doce também é super apreciada e saudável para eles.

 

Jamon curtindo uma melancia

Curtindo uma melancia!

 

Saúde

Como qualquer outro animal de estimação, os porcos devem ser vacinados todos os anos – no caso, contra leptospirose – e vermifugados a cada 6 meses. Devem fazer visitas regulares ao veterinário especializado, para garantir que estejam com boa saúde. Obesidade, problemas respiratórios, digestivos e de pele podem ocorrer, mas se seu porquinho tiver acompanhamento adequado, não há com o que se preocupar.

 

Higiene

Porcos são animais extremamente limpos – sim! Na natureza ou nos criatórios, porcos tem o hábito de rolar na lama principalmente porque sua pele é sensível e sua regulação de temperatura pouco eficiente. A lama protege a pele do sol, a mantém hidratada e fresca. Porcos criados em casa tomam banhos com frequência, e por terem a pele delicada devem usar algum tipo de hidratante – óleo de amêndoas ou algo semelhante. Jamon, por exemplo, não gosta de se sujar. Quando fica com o focinho sujo, pede para ser limpo. Meninos, eu vi… E vamos desmontar outra lenda: porcos não tem cheiro. Zero.

 

Nero e Jamon na hora do banho

Nero e Jamon na hora do banho

 

Xixi e cocô

Ao contrário do que muita gente acredita, porcos não andam pela casa espalhando montinhos de cocô. Eles provavelmente elegerão um cantinho em que sempre farão suas necessidades, e podem ser treinados até para usar uma caixinha, como os gatos.

 

Frio

Porcos sentem frio, e podem ficar resfriados ou até desenvolver pneumonia com certa facilidade. Assim, devem ser protegidos: não devem dormir no quintal em casinhas de cachorro, mas sim ter um local abrigado e adequado para eles. Como eu contei na matéria sobre Jamon e Nero, eles tem seu próprio quarto, e uma barraca dentro do cômodo, onde dormem quentinhos. Eles adoram se enfiar debaixo do cobertor! Porcos também devem usar roupinhas – e não é frescura, não, quem me conhece sabe que não sou de firulas. Jamon e Nero são vestidos pela Uauh Dogs, que desenvolveu um corte especialmente para eles, com caimento perfeito. Elegantes e quentinhos!

 

Jamon e Nero vestidos e quentinhos

Jamon e Nero vestidos e quentinhos com as roupinhas da Uauh Dogs

 

Jamon acomodado em sua barraca

Jamon acomodado em sua barraca

 

Atividade

Como qualquer outro animal de estimação, os porcos devem ter atividade física e mental adequadas. Devem andar na rua, passear, brincar. Adoram brinquedos e são ótimos em jogos de inteligência, como encontrar petiscos (claro!).

 

Jamon e Nero passeiam na rua de coleira e peitoral, assim como os cães – e geram uma tremenda curiosidade!

Jamon e Nero passeiam na rua de coleira e peitoral, assim como os cães – e geram uma tremenda curiosidade!

 

Inteligência

A inteligência dos porcos tem sido matéria de várias pesquisas surpreendentes. Nos últimos anos descobriu-se que os porcos tem habilidades comparáveis aos chimpanzés, golfinhos e até aos seres humanos. Conseguem, por exemplo, se reconhecer no espelho e utilizar esta informação. E dão um banho nos cães em vários quesitos. Esteja preparado para ter um animal extremamente inteligente ao seu lado – e inteligência é sinônimo de personalidade forte.

 

Comportamento

Sou fascinada por comportamento animal, e fiquei encantada com a sutileza do comportamento de Jamon e Nero. Em alguns minutos pude presenciar vários oincs diferentes para pedir ou comunicar coisas diversas – assim como descrevi na matéria sobre os meus gatos. Como qualquer outro animal, eles tem necessidade de liderança e testam limites. Você terá que aprender a se impor e atuar como o “líder da matilha” – exatamente como com cães. A educação de um porco tem que ser bem direcionada, para que ele aprenda a se comportar e não abuse da sua boa vontade. Por exemplo, se eles aprenderem que chorando conseguem o que querem, como comida, chorarão o dia inteiro. Assim como crianças – que temos que deixar chorar no berço para aprenderem a dormir sozinhos –, eles devem ser educados com pulso firme. Como diria Cesar Millan, exercício, disciplina e afeto.

 

Treinamento

Porcos podem ser treinados para várias ações e atividades. Quando encontrei Jamon pela primeira vez, ele estava em plena aula com seu treinador, Alexandre Tamashiro da Kions Adestramento. Tive uma demonstração bárbara de “senta”, “dá a pata” e “deita”. Assista aqui a uma sessão de treinamento do Jamon. Você vai se surpreender…

 

Jamon dando a pata em troca de um petisco delicioso

Jamon dando a pata em troca de um petisco delicioso

 

Carinho

Porcos são extremamente carinhosos e apegados. Gostam de ficar junto dos seus tutores o tempo todo, e são super companheiros.

 

Relacionamento com outros animais

O relacionamento dos porcos com outros animais, como cães e gatos, é tranquilo. Andrea me contou que dois gatos da vizinhança entram no quarto de Jamon e Nero à noite para dormir com eles. Incrível, porém verdadeiro. Estão também acostumados a receber cães visitantes em casa, e interagem bem quando os encontram durante seus passeios.

 

Jamon e Nero passeiam no Parque do Ibirapuera e convivem com cães numa boa

Jamon e Nero passeiam no Parque do Ibirapuera e convivem com cães numa boa

 

Necessidades especiais

É óbvio que nem tudo com os porcos é igual aos cães e gatos. Eles tem necessidades diferenciadas. Por exemplo, porcos tem cascos, e assim como os cavalos, devem ter os cascos lixados ou desgastados de tempos em tempos, para que mantenham os membros alinhados – ou aprumos, como chamamos em cavalos. Pense na velhas botinhas ortopédicas que as crianças costumavam usar. Assim como eram desenvolvidas para endireitar pernas, cascos mal mantidos podem fazer o efeito inverso. Converse com especialistas e descubra todas as demandas específicas que um porquinho de estimação pode ter.

 

Se depois de considerar todos esses pontos você tiver certeza de que conseguirá atender a todas as necessidades do seu porquinho e dar a ele uma vida feliz e saudável, vá em frente!

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , ,

Uma resposta para “Ter um porquinho de estimação é…”

  1. Debora disse:

    Oi gostaria de ter um. Mantenha
    Me informada .
    Adorei as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *