29/12/2015

Tellington TTouch: muito mais do que o “truque do pano”

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

Muito tem se falado sobre o “truque do pano” nas últimas semanas, como uma alternativa para pets que tem medo de fogos de artifício e trovões. Como eu mencionei ontem, demonstrei a técnica da amarração na minha última participação no programa Revista da Cidade da TV Gazeta, no dia 16 de dezembro. Confira o vídeo da participação completa:

 

 

Mas o tal “truque” é parte de uma técnica muito mais complexa, com embasamento científico, testada e aprovada. O nome é Tellington TTouch®, e foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones há mais de 40 anos. Essa canadense de 78 anos começou seu trabalho com cavalos nos anos 1970. Para quem não sabe, cavalos são extremamente sensíveis e responsivos ao toque – massagem, acupressão, acupuntura e outras técnicas semelhantes.

 

O método é baseado em movimentos circulares dos dedos e mãos por todo o corpo. A intenção é ativar a função das células e despertar a “inteligência celular” – aquilo que as células do corpo foram programadas para fazer naturalmente, mas que às vezes precisa se estimulado, “relembrado”. Pense em ligar um circuito elétrico sob a pele. Assim, a circulação sanguínea é reativada e atua sobre problemas físicos e comportamentais, através da manipulação de pontos específicos do corpo e do relaxamento proporcionado pela massagem.

 

O TTouch é extremamente eficiente para:

 

  • Problemas físicos, como dores, artrite, artrose, cólicas, etc.
  • Problemas comportamentais, como agressividade, medo, ansiedade, nervosismo, excitação extrema, enjoo em viagens, puxar a guia durante passeios, pular, etc.

 

Para aplicar a técnica, é preciso que haja aceitação, compreensão e sintonia entre o animal e o humano, além de um profundo respeito pelo relacionamento entre ambos. A Tellington Touch Training™, com sede no Novo México, EUA, oferece treinamento para profissionais de todo o mundo que queiram se especializar na técnica. Já existe no Brasil um pequeno grupo de profissionais em formação, depois conto mais sobre isso.

 

E pasmem: o TTouch é aplicado em cães, gatos, cavalos, animais selvagens e em HUMANOS, tamanha é sua eficiência comprovada! Há vários estudos científicos conduzidos sobre o assunto, se você quiser saber mais, acesse aqui (em inglês).

 

Parece etéreo demais para você? Então deixe que eu trace um paralelo importante. Quem tem filhos provavelmente já ouviu falar em Shantala, a técnica indiana milenar de massagem em bebês – e que quem conhece sabe que é super eficiente. Ou até para ser mais simplista, quem não relaxa depois de uma boa massagem? Agora imagine aplicar isso de forma estudada e científica, em pontos específicos do corpo. Aí está a explicação leiga para a efetividade do TTouch!

 

Voltando ao “truque do pano” (estou colocando entre haspas para que esse apelido fique bem marcado pelo que é – um APELIDO). A “amarração” que demonstrei no vídeo, e que tem sido difundida na internet, é apenas um tipo de “body wrap” (envelopamento do corpo) criada por Linda Tellington-Jones. Esse envelopamento é feito com bandagens elásticas específicas, como a Tensor. Pela dificuldade de se encontrar essas bandagens no mercado, demonstrei no vídeo da Gazeta com uma bandagem elástica comum, tipo Cremer, comprada na farmácia. Não é o ideal, pois ela se enrola e não permanece perfeitamente no lugar. Mas é melhor do que não fazer nada para aliviar o sofrimento do seu pet, certo? Além do que, prefiro ensinar algo mais ou menos certo do que deixar que outros ensinem totalmente errado! Importante observar que essa amarração que demonstrei é o “meio envelopamento”. Existe um ainda mais completo, que inclui as patas traseiras e a cauda.

Bandagem elástica Tensor, ideal para realizar o "truque do pano".

Bandagem elástica Tensor, ideal para realizar o “truque do pano”.

 

O body wrap deu origem ao melhor equipamento de aplicação do TTouch em cães e gatos, a Thundershirt. É uma roupinha que gera uma compressão em pontos específicos do corpo, aliviando fobias e relaxando o animal. Essas roupinhas estão chegando ao Brasil (finalmente!) pelas mãos da minha amiga Cláudia Pizzolatto, da BitCão, e valem cada centavo! Clique aqui para conhecer e comprar.

 

Thundershirt, vendida no Brasil pela BitCão.

Thundershirt, vendida no Brasil pela BitCão.

 

Mas gente, vou insistir no que eu escrevi no post de ontem: nada vai funcionar se você não trabalhar sua tranquilidade interna e transmitir essa segurança para o seu animal de estimação. TTouch, Thundershirt, body wrap, “truque” ou mesmo os melhores profissionais de comportamento animal do mundo não poderão ajudar sem a sintonia da peça mais importante no quebra-cabeças da vida do seu pet: VOCÊ!

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , , , , , , , ,

Uma resposta para “Tellington TTouch: muito mais do que o “truque do pano””

  1. Nassandra Lima disse:

    Obrigada pela matéria, excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *