29/09/2015

Seu pet é destro ou canhoto?

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

A pergunta pode parecer estranha, mas a resposta existe! O primeiro estudo do gênero foi realizado na Universidade Ataturk, na Turquia, em 1991, e mais recentemente, em 2006, a Universidade de Manchester confirmou e refinou os resultados. De acordo com os pesquisadores, os cães e gatos se dividem equilibradamente entre destros e canhotos (50% – 50%), ao contrário dos seres humanos, em que 90% são destros e apenas 10% canhotos.

 

Fazendo uma série de testes é possível determinar que pata seu pet favorece. Repita-os várias vezes até determinar ao certo o resultado:

 

1) Peça para seu cão “dar a pata”;

 

2) Coloque um petisco delicioso dentro de um brinquedo ou sob algum objeto e observe que pata ele utiliza para tentar alcançar o petisco pela primeira vez;

 

3) Coloque um petisco ou brinquedo interessante em algum lugar difícil de alcançar (como debaixo do sofá, por exemplo), e veja que pata seu cão ou gato usa primeiro;

 

4) Passe algo cremoso/melado (como pasta de amendoim) no focinho do seu cão ou gato e veja que pata ele usa para tirar;

 

5) Balance um brinquedo interessante sobre a cabeça do seu gato, e veja com que pata ele tenta atingí-lo.

 

Não precisei fazer grades esforços para testar a Docinho, que sempre dá a pata esquerda primeiro, e sempre pula a partir da pata esquerda. Com Antonia já é mais complicado, pois ela alterna o tempo todo, e ainda não consegui identificar definitivamente a tendência. Emma e Pudim também favorecem a esquerda. Mingau não gosta de ser testado…

 

Se seu pet usar ambas as patas alternadamente e não mostrar uma dominância clara, ele pode ser, sim, ambidestro. São poucos, mas existem.

 

A informação vai muito além da mera curiosidade. Estudos como esses tem o objetivo de observar a ativação de diferentes áreas do cérebro – que funciona de forma diversa em destros e canhotos. As tendências podem apontar se um cão é mais adequado como pet, cão guia, pet terapeuta, serviço militar… Descoberta importantíssima em um mundo que cada vez mais valoriza as habilidades dos animais e sua interação com o ser humano.

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , , , ,

Uma resposta para “Seu pet é destro ou canhoto?”

  1. Fred Abreu disse:

    Olá leitores do Itpetblog, tudo bem?

    Muito legal essa matéria. Nunca tinha ouvido falar nisso. Agora quero descobrir se o Boris, o meu Bulldog Francês é canhoto ou destro. Daí vou escrever uma história dessa descoberta no mu blog http://www.borisbulldog.com.br

    Quem quiser pode conferir isso lá em alguns dias.

    Um abraço a todos

    Fred e Boris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *