09/09/2013

Que tal uma plaquinha?

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

Você já comprou ou pensou em comprar uma plaquinha de identificação para seu pet? Se não, acho bom pensar no assunto. Porque mesmo seu animal te amando e não tendo o hábito de sair sozinho na rua, pode ocorrer um acidente, ou mesmo por instinto ele pode vir a se perder.

Um macho não castrado pode sentir o cheiro de uma fêmea no cio e ir atrás, barulhos fortes como de fogos e trovões podem assustá-los, a falta do dono na casa pode fazê-lo ir procurar, estar em uma casa diferente que não reconhece como seu território, animais idosos podem ficar um pouco desorientados e saírem, a coleira pode arrebentar e ele sair correndo ou mesmo o descuido de alguém deixar a porta aberta pode levar a uma escapada.

Se você perder seu amigo saia o mais rápido possível para procurá-lo, para evitar que ele não vá muito longe, pergunte aos vizinhos, nos pet shops, veterinários ou em casas de ração da região, mas caso não encontre, distribua folhetos nesses mesmos locais e em alguns comércios da região. Mas se foi você que achou um animal perdido, tente pegá-lo se for dócil e verificar se possui identificação, verifique com o veterinário se o animal possui microchip, que é muito comum em cães de raça, ou pergunte nas clinicas veterinárias e pet shops locais se alguém está procurando pelo bichinho.

Como podemos concluir, a utilização de uma plaquinha de identificação, que deve possuir pelo menos o nome do animal e um telefone para contato, pode evitar muita dor de cabeça. Esse deve ser um acessório que o cão ou gato devem usar preso a uma coleira no pescoço 24horas por dia. Utilize, de preferência, uma coleira de couro ou nylon, que seja leve e resistente, evite usar em enforcador, pois pode causar acidentalmente machucados.

Com esse cuidado, mesmo que seu pet se perca, estando de coleira e com a plaquinha de identificação, as pessoas que o virem na rua, automaticamente pensam que um animal de coleira tem dono e ao se aproximarem vão verificar a plaquinha e entrar em contato e assim você terá seu companheiro de volta.

 

foto_jacqueline

 

Dra. Jacqueline Kennusar é Médica Veterinária, e colaboradora do It Pet Blog.

CRMV-SP 27.290
jacveterinaria@gmail.com

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *