28/09/2013

Novidade para proteger seu pet

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

Que a plaquinha de identificação na coleira do seu cão ou gato é um must-have, já havia sido comentado aqui no It Pet pela Dra. Jacqueline Kennusar. Então, nos deparamos com uma novidade super bacana no mercado pet, que oferece ainda mais funcionalidade à plaquinha. A PetQR é um projeto idealizado por dois jovens mineiros com duas paixões em comum: seus animais de estimação e as redes sociais.

Hoje em dia são bastante comuns no Facebook os compartilhamentos de fotos de cães e gatos desaparecidos.

Surgiu daí a idéia de criar uma medalha de identificação para pets com um QR code, que é um código de barras 2D que após a decodificação passa a ser um link para um site na internet – no caso um perfil online do cão ou do gato.

Cada medalha PetQR possui um QR code único vinculado ao perfil online do pet, onde seus donos podem incluir, além de seus contatos de telefone e e-mail para casos de emergência, várias outras informações que poderiam ser úteis a quem o encontrou, como por exemplo, seu histórico médico, se ele faz uso de algum tipo de medicamento, se é alérgico, cartão de vacinação, etc.

Trata-se de uma rede colaborativa de donos de animais de estimação: toda vez que o status de um pet é alterado para “Perdido”, o sistema gera automaticamente um post do pet desaparecido com as principais informações sobre ele e notifica os outros usuários da mesma região incentivando o compartilhamento nas redes sociais.

Além disso, o dono do pet poderá monitorar a sua localização. Apesar de não haver um GPS acoplado à medalha de identificação, sempre que a leitura do QR code for efetuada por um dispositivo (smartphone, tablet, notebook, etc..) que possua esse tipo de tecnologia, será emitida uma notificação com os dados de localização do pet para o e-mail cadastrado em tempo real.

A identificação com as medalhas PetQR é indolor, não-invasiva, mais econômica e mais prática que os microchips, uma vez que podem ser lidas pela maioria dos aparelhos celulares com câmera e conexão à internet, dispensando a busca por clínicas ou pet shops com leitores específicos.

O usuário tem a opção de contratar o Plano de Proteção Anual, pagando R$4,90 por mês ou ou Plano Lifetime, que custa R$199 e é válido por toda a vida do pet.

Já há planos para expansão das funcionalidades. Na segunda etapa que será implementada nos próximos meses, será possível também a interação entre os usuários, permitindo, por exemplo, a busca de namorados(as) para os pets.

O lançamento do projeto aconteceu no dia 20/07 e já é sucesso no Instagram – vários “cães celebridade” já estão protegidos com a medalhinha da PetQR, incluindo o cão surfista @caopanheirolabra, o @karinabacchi_joy e o @googledog da atriz Fernanda Paes Leme.

Os proprietários de animais de estimação de todo o Brasil poderão adquirir suas tags no site www.petqr.com.br , no qual se cadastrarão para incluírem seus pets na Rede de Proteção PetQR.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *