21/05/2014

Invenção inovadora ilumina a vida de cães de serviço

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itnews

Estudantes da Universidade de Ghent na Bélgica criaram um interruptor de luz especialmente desenvolvido para ser utilizado por cães de serviço que acompanham pessoas com necessidades especiais.

 

Atos simples, como acender a luz, podem ser um grande desafio para quem tem problemas de mobilidade. A solução dos estudantes foi criar um interruptor baseado em uma alavanca, que pode ser facilmente operada pelos cães. O acionamento da alavanca, que fica na altura do focinho, é feito empurrando-a, tanto para ligar quanto para desligar.

 

Heleen Bartsoen tem um cão de companhia e de serviço que a ajuda com suas tarefas diárias. Ela está confinada a uma cadeira de rodas, e tinha dificuldades com o acionamento das luzes de sua casa. Nem ela nem seu cão, Gyproc, eram capazes de utilizar os interruptores comuns. Para usar a nova invenção, o cão foi treinado para atender ao comando de voz “veritas”, empurrando a alavanca. Da forma como foi concebida, a invenção possibilita que até a própria Heleen faça o acionamento.

 

;

 

O grupo de estudantes testou diversos protótipos até chegar ao modelo final. O mecanismo é feito de madeira cortada a laser, e a base é feita de cimento, de modo a mantê-lo estável. A instalação não requer qualquer adaptação especial. O processo de conceitualização e design foi registrado em um blog, mantido pelos estudantes durante todo o projeto.

 

O resultado é um design de fácil utilização, que pode ser de grande ajuda para pessoas com necessidades especiais e seus cães de serviço. Os moldes para corte a laser e as instruções de montagem estão disponíveis para download.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *