12/09/2017

Furacão Irma: os gatos de Hemingway estão a salvo

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itnews

A casa de Ernest Hemingway em Key West é destino turístico obrigatório para quem conhece a trajetória de um dos mais célebres autores da literatura mundial – e para amantes de gatos! A casa museu abriga atualmente 54 gatos, alguns descedentes do pets originais de Hemingway. E estava bem na rota da passagem do furacão Irma.

 

Os 10 funcinários da casa, responsáveis por manter o museu e cuidar dos gatos, recusaram-se a evacuar apesar dos insistentes pedidos da atriz Mariel Hemingway, neta do autor. A gerente Jacqui Sands, de 72 anos, foi a primeira a fechar questão. “Não vou abandoná-los,”, declarou.

 

Staff que cuida dos gatos de Hemingway

O staff da casa de Ernest Hemingway em Key West decidiu enfrentar o furacão para proteger a propriedade e principalmente os gatos

 

Dentro da casa, um esquema especial foi montado, para que os gatos ficassem seguros e não pudessem fugir por frestas durante a tempestade. Os funcionários estocaram comida, água, e tudo o mais que pudessem precisar. As janelas foram fechadas com tábuas de madeira – coisa comum em áreas sujeitas a furacões e tornados.

 

Os famosos gatos de Hemingway tem uma particularidade: são polidáctilas, ou seja, tem dedos a mais. A polidactilia é uma mutação genética que faz com que gatos tenham mais de 5 dedos, mais comumente nas patas da frente, e mais raramente nas de trás. Os gatos circulam livremente pela propriedade.

 

Um dos gatos de Hemingway

Gato polidáctila na propriedade de Hemingway

 

O autor ganhou seu primeiro gato de um pescador, o Capitão Stanley Dexter, em 1928. Snow White tinha seis dedos, e tornou-se uma curiosidade para muitos e um amor profundo para Hemingway. Ele passou a criar gatos, e dava nomes de personalidades a eles, como Rodolpho Valentino, Martha Gellhorn, Isadora Duncan e Gina Lolobrigida.

 

Gatos de Hemingway

 

Hemingway morou na casa de 1931 a 1940, e lá escreveu Por Quem os Sinos Dobram, Ter ou não Ter e as Neves do Kilimanjaro. Foi um dos mais celebrados e respeitados autores americanos do século XX, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1954.

 

A casa onde vivem os gatos de Hemingway

A casa de Ernest Hemingway em Key West

 

O prédio histórico foi construído em 1851, 5 metros acima do nível do mar, e tem paredes de pedra de quase 50 centímetros de espessura. O furacão Irma perdeu força ao avançar para o norte da Flórida, e não causou danos tão profundos na região de Key West quanto em outras áreas. A casa continua intacta, e seus gatos polidáctilas a salvo. Bravo!

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *