14/07/2014

DIY Dog Grooming: um must-have!

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itnews

I groom, you groom, he grooms. Grooming significa dar banho, escovar, limpar orelhas, dentes, cortar unhas, cuidar do seu pet. As palavras “groom” e “grooming” em inglês não têm tradução direta para o português, pois englobam várias atividades relativas a higiene e cuidados gerais com cães e gatos.

 

No Brasil, temos pet shops fixos e móveis excelentes, que fazem um bom trabalho de grooming de nossos pets. Mas muita gente banha seus pets em casa, o que é uma bela forma de amá-lo. Nos Estados Unidos, isso é bastante comum. Foi para nós, grooms caseiros de todo o mundo, que Jorge Bendersky escreveu seu mais novo livro, DIY Dog Grooming: Everything Your Need To Know, from Puppy Cuts to Best in Show. DIY é o acrônimo de “do it yourself”, ou faça você mesmo.

 

Cuidar pessoalmente de nossos pets é super importante. Cães que não são banhados ou cuidados com frequência têm mais propensão a desenvolver alergias, infecções e outros problemas graves. Checar todo o corpo dos nossos filhos, para detectar pulgas, carrapatos, machucados, cortes, é uma necessidade e um ato de carinho. Em seu livro, Jorge Bendersky explora todos os aspectos dos cuidados com nossos pets, de forma didática e clara:

 

– Que tipo de pelo tem seu cão? Cada um requer cuidados diferentes, e conhecer o pelo de seu cão é o ponto de partida para cuidados adequados. Conheça também a anatomia e detalhes sobre orelhas, unhas e patas.

 

– Ferramentas: de escovas a tesouras e tosadores, tudo o que você precisa saber sobre cada um dos diversos tipos, e como utilizá-los corretamente.

 

– Escovando seu cão: cuidados diários com cães de pelo longo, a importância de escovar, como desembaraçar, e cuidados com cães de pelo curto – sim, eles também tem que ser escovados!

 

– Hora do banho! A importância de escolher os produtos – shampoo e condicionador – adequados, como dar o banho, do corpo à face. Como lidar com manchas, limpar olhos, orelhas, dentes, e como secar o pelo de forma segura e confortável para seu cão.

 

– Tosas e cortes: métodos, ferramentas, estilos. Tosas higiênicas e específicas, corte de unhas.

 

– Resolvendo problemas: como remover os mais diversos tipos de sujeiras – chiclete, cola, tinta, etc. –, como lidar com pulgas e carrapatos, primeiros socorros.

 

– Embelezando seu pet: pintando as unhas, colorindo os pelos, penteados, tattoos, e como tirar boas fotos da brincadeira!

 

– Soluções caseiras para problemas comuns: usando óleos essenciais, produtos alternativos, o que fazer quando você não tem o produto pet adequado e tem um problema a resolver.

 

Toda essa informação tem um objetivo: melhorar a qualidade de vida do seu pet. Quer você escolha cuidar do seu cão em casa ou no pet shop, conhecer o seu trabalho – ou do groom profissional da sua escolha – fará seu cão mais feliz!

 

Quem é Jorge Bendersky

Quando criança, o argentino Jorge Bendersky já sabia exatamente o que queria fazer da vida: trabalhar com animais. Por sorte, sua tia trabalhava como groom, e passou a ensinar-lhe as técnicas. Ele tinha apenas 11 anos. Em pouco tempo, Jorge já era dono de seu próprio canil, e aos 17 anos tornou-se a pessoa mais jovem a julgar uma exposição nacional de cães na Argentina.

 

Mudou-se para Nova York, para fazer carreira como groom. Em 2008, chamou a atenção do público ao conquistar o terceiro lugar no reality show Groomer Has It, do Animal Planet. Hoje é requisitadíssimo por celebridades estelares do calibre de Ralph Lauren, P. Diddy e Gisele Bündchen, que confiam a ele seus preciosos pets. Hoje Jorge participa como expert do programa Dogs 101 do Animal Planet, e está sempre na TV. Faz também um importante trabalho filantrópico, ajudando abrigos e cães abandonados sempre que possível.

 

Lançado em março, o livro tem prefácio de Cesar Milan, e ainda não tem previsão de tradução para o português. Você encontra na Amazon.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *