06/01/2015

Derby, um cão que corre graças à tecnologia

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

Há alguns anos, parecia coisa de ficção científica: imprimir objetos tridimensionais a partir de modelos desenvolvidos em computador, em uma ampla gama de materiais. Essa tecnologia incrível, nascida nos anos 1980, vem sendo usada entre outras coisas no desenvolvimento de próteses para humanos, e agora também para animais.

 

Derby é um Husky Siberiano de pouco mais de 1 ano, que nasceu com ambas as patas da frente atrofiadas. Resgatado pela Peace and Paws Dog Rescue, ONG sediada em New Hampshire, EUA, encontrou em seu lar temporário uma nova chance de vida. Foi acolhido por Tara Anderson, diretora de produtos da 3D Systems. A empresa é pioneira no desenvolvimento da tecnologia e de modelos para produção em impressoras 3D. Observando Derby e sua enorme alegria de viver, Tara decidiu criar dentro da companhia um projeto para dar mais mobilidade ao cão.

 

Com o apoio do especialista em órteses para animais Derrick Campana, o time de Tara desenvolveu vários conceitos, até chegar ao modelo batizado de “elbow cups”. Foram produzidas imagens dos membros do cão, geradas por tomografia computadorizada. Foram feitos também moldes dos cotovelos de Derby, nos quais as próteses seriam fixadas.

 

A partir do modelo digital, a impressão em 3D leva apenas algumas horas, o que permitiu que se fizessem todas as adaptações necessárias até o produto final. A técnica de impressão utilizada, chamada de MultiJet printing, permite que se produza objetos que incluem materiais rígidos e flexíveis em uma mesma peça. Incrível!

 

Modelo digital das próteses de Derby

Modelo digital das próteses de Derby

 

Em agosto de 2014, Derby foi adotado por Dom e Sherry Portanova, que passaram a ajudar ativamente em sua adaptação e reabilitação. O resultado não poderia ter sido melhor: ele agora corre todos os dias em companhia de sua família, por distâncias que chegam a quase 5 km! Derby tem um novo perfil no Facebook, onde sua família posta suas aventuras e progressos.

 

 

A técnica é uma nova esperança para animais portadores de deficiências físicas, seja por problemas congênitos, acidentes ou idade avançada. É a tecnologia dando mais qualidade de vida a pets com necessidades especiais!

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *