11/06/2014

Como lidar com o medo de fogos de artifício do seu pet?

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

É muito comum escutar pessoas relatando que seus pets ficam apavorados e se escondem debaixo da cama, dentro de armários, ficam tremendo, tentam pular da janela e alguns acabam até se machucando, quando ouvem barulhos muito altos, como o de fogos de artificio, rojões e trovoadas.

 

Esse medo excessivo pode ser explicado através de seus ancestrais: quando precisavam fugir de grandes estrondos para sobreviver, pois estes indicavam que algo de ruim estava para acontecer, como a queda de árvores e relâmpagos.

 

Infelizmente, controlar o pânico dos nossos pets nessas ocasiões não é uma tarefa fácil, mas existem muitas maneiras para tentarmos amenizar o medo de nossos amigos de quatro patas. Você só vai precisar de calma e paciência e ver o que melhor se encaixa no seu caso.

 

Você pode tentar fazer uma adaptação, colocando em dias normais sons de tempestades e fogos, que podem ser encontrados na internet, para seu animal ouvir. Inicie com um volume bem baixo e vá aumentado aos poucos até ficar bem alto, mas respeite o limite do seu pet para não assustá-lo. Essa é uma boa forma de fazê-lo acostumar com esses tipos sons.

 

Quando seu pet ficar com medo provavelmente ele vai procurar um local que considere seguro para se abrigar do “perigo”. O ideal é deixá-lo se esconder para minimizar o estresse. Se possível feche as portas e janelas do local onde ele estiver para abafar ainda mais o som, ligue a TV ou o rádio bem alto para disfarçar o barulho dos fogos de artifício. E tente não mudar o seu comportamento, pois é normal nós querermos mimá-los nesse momento estressante, mas seu pet pode entender isso como um reforço ao medo.

 

Nos casos mais severos de ansiedade, onde nenhum dos recursos minimize a situação, você provavelmente precisará de uma “ajuda extra”. Tente primeiro os produtos naturais, como os florais e os fitoterápicos, que costumam ter uma excelente eficácia, sem prejudicar a saúde do seu pet. Se mesmo assim o problema continuar ou se você tiver dúvidas, consulte o seu veterinário.

 

foto_jacqueline

 

Dra. Jacqueline Kennusar é Médica Veterinária, e colaboradora do It Pet Blog.

CRMV-SP 27.290
jacveterinaria@gmail.com

2 respostas para “Como lidar com o medo de fogos de artifício do seu pet?”

  1. Pamela disse:

    Excelente artigo! Muito bem escrito!
    Informações úteis para o período atual de comemorações, festas e sem dúvida barulhos intensos para nossos bichinhos!
    Abçs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *