14/10/2015

Capivara em Las Vegas!

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

Já imaginou ter uma capivara como pet? Foi o que eu pensei quando fiquei conhecendo a história de JoeJoe, a capivara mais famosa do mundo. Na semana passada tive a grata oportunidade de entrevistar Cody Kennedy, tutor de JoeJoe, e que me contou tudo sobre seu pet super diferente e especial.

 

JoeJoe dá um alô para o Brasil: 52% dos fãs da capivara são daqui!

JoeJoe dá um alô para o Brasil: 52% dos fãs da capivara são daqui!

 

Desde pequeno Cody teve vontade de ter uma capivara. Em fotos e vídeos que assistia, sempre achou o animal simpático e sociável. Quando mudou-se de uma pequena casa em Nova Jersey para uma propriedade espaçosa no deserto perto de Las Vegas, achou que era o momento de realizar seu sonho. Nos EUA, capivaras são criadas como pets, e Cody logo encontrou um criador em Phoenix, Arizona. Dirigiu quase 1.000 quilômetros para buscar JoeJoe, que nascera em 9 de abril de 2013. Assim começou essa amizade que não tem fronteiras.

 

JoeJoe e sua amiga Sweetie, que também tem conta no Instagram e faz muito sucesso – @sweetiecapy

JoeJoe e sua amiga Sweetie, que também tem conta no Instagram e faz muito sucesso – @sweetiecapy

 

Em casa JoeJoe tem diversas atividades. Nada na piscina e brinca com seu patinho de borracha – ele se diverte afundando e vendo o patinho voltar à superfície. Recebe visitas de cães e gatos de amigos, e passeia livremente pela casa toda. E sai com muita frequência para passear de carro pela cidade ou ir ao parque.

 

 

O jeito engraçado e fofo de JoeJoe fez com que Cody começasse a postar vídeos no YouTube e fotos no Instagram. Hoje a capivara mais famosa do mundo tem um séquito de fãs, que acompanham cada passo do seu dia a dia.

 

JoeJoe mergulhando na piscina de sua casa.

JoeJoe mergulhando na piscina de sua casa.

 

 

“JoeJoe tem muita personalidade, é muito curioso e adora brincar com outros animais. É também muito afetuoso e inteligente, e adora um carinho”, me disse Cody. A dieta desta capivara-maravilha é bastante variada: ração especial, feno, capim, couve, inhame, batata doce, milho, ervilhas, cenoura, espinafre, iogurte, blueberries, uvas. Uma dieta super rica em tudo de bom! Veja JoeJoe comendo batata doce no sofá de sua casa:

 

 

Mas nem tudo são flores… no final de setembro de 2013, JoeJoe começou a apresentar grande dificuldade para ficar em pé e caminhar. Em uma visita ao veterinário foi constatado que ele não processa corretamente os nutrientes dos alimentos, levando a um déficit vitamínico. Hoje toma suplementos de cálcio e vitamina C. Apesar de que desse modo os níveis de vitaminas se mantêm, JoeJoe sofre com algumas sequelas: ele é pequeno demais para uma capivara, pesando apenas 25 kg (capivaras normalmente pesam em média 80 kg); anda claudicando (mancando), e tem problemas nas articulações – mas mesmo assim não deixa de correr e brincar pela casa!

 

JoeJoe tem amigos de várias espécies diferentes!

JoeJoe tem amigos de várias espécies diferentes!

 

Há cerca de um mês JoeJoe deslocou o ombro ao descer do sofá (sim, ele sobe e desce do sofá), e teve que ser submetido a uma delicada cirurgia. Os médicos descobriram que as articulações sofreram deteriorações devido ao déficit vitamínico, e tiveram muito trabalho para reconstruir os tecidos e recolocar o ombro no lugar. Agora serão de 6 a 8 semanas de recuperação e muitos cuidados, para que ele volte a ter uma vida normal e feliz.

 

JoeJoe volta do hospital aconchegado no colo de Cody.

JoeJoe volta do hospital aconchegado no colo de Cody.

 

As capivaras são os maiores roedores do mundo. Aqui no Brasil são consideradas animais silvestres e protegidas por lei, portanto não podem ser mantidas como pets. Ao mesmo tempo, as capivaras que vivem na natureza são temidas por serem transmissoras de doenças graves, como a febre maculosa – pois como animais selvagens, não são vacinadas ou sofrem qualquer tipo de intervenção humana. Mas são animais extremamente pacíficos, e que devem ser respeitados como qualquer outra vida.

 

Todo animal mantido como pet, seja ele exótico ou não, deve ter cuidados adequados e orientados por um profissional competente. Além de amar muito seu pet, o tutor tem que se responsabilizar por sua saúde e bem estar, mesmo que isso signifique enfrentar situações delicadas, como a cirurgia de JoeJoe. Afinal, o amor que eles nos dão não tem medida, e assim deve ser a nossa retribuição.

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *