23/10/2013

Campanha Contra o Câncer de Mama Canino

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

A clínica veterinária Onco Cane realizará no dia 27 de outubro o evento da 2ª Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Cadelas, no Parque do Ibirapuera. Em pesquisas recentes os tumores mamários são, entre todos os tipos de tumores, os mais comumente diagnosticados em cadelas, assim como nos seres humanos. Na primeira campanha foram atendidas mais de 130 cadelas, e 10% apresentaram algum tipo de manifestação da doença. A campanha quer atingir a todos os donos de cães e não só pessoas do segmento ou adoradores de cães. Para isso desenvolveu um charmoso vídeo com atuação de cães em um bate papo de colegas sobre a prevenção.

 

 

A campanha não busca apenas fazer a prevenção da doença nas cadelas, mas divulga-la e alertar os proprietários que esquecem que seu pet também é um mamífero e pode ter as mesmas doenças que os seres humanos. No caso do câncer mamário em cadelas o toque é tão fundamental para a prevenção como na mulher.

 

Em dados gerais em diversas pesquisas feitas fora do risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas é de 0,5% em animais castradas antes do primeiro cio; 8% quando a esterilização for realizada após o primeiro cio e de 26% quando esse procedimento é feito após o segundo cio.  Os animais submetidos à castração após os dois anos e meio de idade não necessariamente podem ser beneficiados pelos efeitos profiláticos da esterilização, isto porque consideramos que o tecido das glândulas mamárias nesta espécie está completamente diferenciado neste período.

 

Sendo assim é muito importante alertar os donos de cadelas e até gatos da Grande SP, que segundo o IBGE tema maior concentração de animais em todo o Brasil. Durante o evento, os donos das cadelas receberão informações gerais sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama canino através de médicos veterinários e alunos dos cursos de medicina veterinária.

 

Os proprietários de cadelas jovens (até 1 ano de idade) serão informados e conscientizados sobre os benefícios da castração precoce como método de prevenção da doença. Proprietários de cadelas acima de 1 ano de idade, e principalmente as não castradas, caso tenham interesse, serão encaminhados para exame de palpação das mamas, realizado por médico veterinário.

 

Os proprietários também poderão receber treinamento de como palpar toda a extensão de ambas as cadeias mamárias, com especial atenção à consistência normal do parênquima mamário, à aparência da pele que recobre as mamas, à topografia e o formato dos mamilos.

 

Caso sejam detectadas quaisquer alterações, como nódulos, presença de secreção láctea ou hemática proveniente dos mamilos, fibrose ou aderência da mama à musculatura subjacente ao à pele, ou ainda ferimento da pele que recobre as mamas, o proprietário será orientado a procurar um serviço veterinário para diagnóstico e tratamento adequado.

 

Serviço:
2a CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA EM CADELAS
Quando: 27/10/13 – domingo
Horário: 08h às 18h
Onde: Parque do Ibirapuera – Arena (em frente a ponte de ferro)
Site:http://www.animalsemcancer.com.br/

 

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *