06/01/2016

Cães e gatos são símbolos oficiais de 14 estados americanos

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpets

O Estado de Nova York acaba de declarar os cães de serviço como símbolos oficiais do estado. Assim, os cães-guia, cães de assistência, pet terapeutas, cães policiais e todos os cães treinados para trabalhos específicos são oficialmente homenageados pelo estado. A proposta surgiu como forma de honrar os cães que foram cruciais para a cidade após os ataques de 11 de setembro de 2001. Maravilhoso! Sou apaixonada por cães de serviço, quem acompanha o blog sabe…

 

Em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, cada estado de um país escolhe flores, árvores, minerais, animais e outras várias coisas por símbolo, como forma de honrar tradições locais e estimular o orgulho patriótico. Fui então pesquisar todos os pets que são símbolos de outros 13 estados americanos, e aqui vai a lista, cheia de fatos interessantes:

 

Alaska

Malamute do Alaska, símbolo do Estado do Alaska

Como não poderia deixar de ser, o Malamute do Alaska é o cão oficial do estado mais frio dos EUA. A escolha foi feita em 2010, a fim de honrar a grande importância que essa raça teve e tem para a cultura local. Desde o final do século XIX, durante a corrida do ouro do Klondike (quem lê Tio Patinhas já ouviu falar disso… rsrs), os Malamutes tem sido utilizados por populações locais, puxando trenós, caçando grandes presas como ursos e focas, e como cães de companhia.

 

Carolina do Norte

Plott Hound, símbolo do Estado da Carolina do Norte

O cão de caça Plott Hound foi escolhido em 1989 como raça símbolo do estado da Carolina do Norte. Foi introduzido na região por colonizadores alemães no século XVIII, e fez fama por sua força e habilidade com grandes presas.

 

Carolina do Sul

Boykin Spaniel, símbolo do Estado da Carolina do Sul

A raça símbolo do estado da Carolina do Sul é o Boykin Spaniel. Essa variação do Spaniel Inglês foi escolhida em 1985, por ter surgido na região nos anos 1900. Conta-se que um cão perdido nas ruas da cidade de Spartanburg foi adotado pelo banqueiro Alexander White. Por demonstrar habilidades especiais, chamou a atenção de Lemuel Whitaker Boykin, que decidiu cruzá-lo, dando origem à raça. Especialista em caça de patos e outras aves e apaixonado por água, esse cão é reconhecido como raça esportiva, mas é um ótimo animal de companhia.

 

Colorado

Cães e gatos resgatados e recolhidos a abrigos são os símbolos do Estado do Colorado

Uma das minhas escolhas favoritas! Desde 2013 os pets oficiais do estado são os resgatados e recolhidos a abrigos (shelter pets)! A proposta foi feita por crianças em idade escolar, e apesar da oposição de grupos que queriam que a seleção recaísse sobre raças puras, o estado escolheu apoiar a causa dos animais carentes. Parabéns, crianças!

 

Louisiana

Catahoula Leopard Hound é o símbolo do Estado da Louisiana

O exótico Catahoula Leopard Hound é a raça oficial do Estado da Louisiana. Acredita-se que seja a primeira raça desenvolvida nos EUA, a partir de cães trazidos pelos colonizadores a partir do século XVI. Por ter grande importância para a história da região, esse cão de caça e pastoreio foi nomeado símbolo do estado em 1979.

 

Maine

O gato Maine Coon é o símbolo do Estado do Maine

No Estado do Maine, os gatos mandam! A raça oficial é obviamente o Maine Coon, um dos maiores gatos domésticos do mundo. A sabedoria popular da região atribui a origem da raça ao cruzamento de gatos europeus vindos nos navios dos colonizadores ingleses com gatos selvagens locais. Ou talvez até trazidos pelos Vikings! O que importa é que esse gato enorme e lindo foi reconhecido e desde 1985 representa o estado como símbolo oficial.

 

Maryland

O Chesepeake Bay Retriever e o gato calico são os símbolos do Estado de Maryland

Democraticamente, o Estado de Maryland tem um cão e um gato como símbolos oficiais. O Chesapeake Bay Retriever, raça com características parecidas com o Labrador, foi escolhido como símbolo oficial em 1964. Conta-se que dois filhotes descritos como St. John’s Water Dogs (raça originária de Terra Nova) foram salvos de um naufrágio na Baía de Chesapeake em 1807. Cruzaram então com cães locais, formando a raça, reconhecida em 1918. O gato símbolo é o Calico, que na verdade é definição de cor, e não de raça. Calicos são gatos de 3 cores – normalmente branco, preto e laranja –, e em sua maioria fêmeas, por questões genéticas. A escolha foi feita em 2001, por ser este raro gato símbolo de sorte.

 

Massachusetts

O Boston terrier e o gato tabby são os símbolos do Estado de Massachusetts

Aqui também temos um cão e um gato como símbolos oficiais. O Boston Terrier é a raça de cão oficial do estado desde 1979, surgida na região de Boston no final do século XIX. A mistura de Buldogue e Terrier é conhecida como o “cavalheiro americano”. O gato símbolo é o Tabby, que mais uma vez é designação de cor e padrão, e não de raça. São gatos malhados, com listras ou pintas, com a marcação de M na testa. O corpo pode ser liso, desde que a marcação na testa exista. A minha Emma, por exemplo, é tabby. A escolha foi feita em 1988, por crianças em idade escolar. Mais uma vez as crianças, adoro!

 

New Hampshire

O Chinook é o símbolo do Estado de New Hampshire

O raro Chinook é a raça símbolo do estado de New Hampshire. Este cão, única raça desenvolvida na região, tem sido utilizado desde o começo do século XX para puxar trenós, e tem em sua linhagem provavelmente exemplares de Pastor Alemão, Pastor Belga e cães esquimós. A escolha desse simpático cão de orelhas muitas vezes caídas foi feita em 2009.

 

Pensilvânia

O Dogue Alemão é o símbolo do Estado da Pensilvânia

O Dogue Alemão é a raça símbolo do estado da Pensilvânia desde 1965. Este cão foi de grande importância para a região. Trazido da Inglaterra, foi utilizado como cão de caça e serviço, e era o favorito de William Penn, fundador do estado. Na publicação da escolha, foi dito que “os atributos físicos e comportamentais do Dogue Alemão, como tamanho, força, beleza, inteligência, tolerância, coragem, fidelidade, confiabilidade e estabilidade representam a Pensilvânia.” Bonito, não?

 

Texas

O Blue Lacy é o símbolo do Estado do Texas

Meu estado favorito tinha que ter um pet como símbolo, claro! O Blue Lacy foi escolhido em 2005, por ser uma raça genuinamente texana, surgida em meados do século XIX. É um cão pastor, que tem lobos e talvez coiotes como ancestrais, cruzados com Pastores Ingleses e Galgos.

 

Virginia

O American Foxhound é o símbolo do Estado da Virginia

O estado da Virginia tem desde 1966 o American Foxhound como símbolo oficial. Mais um cão de caça na lista, no caso do Foxhound, como o próprio nome diz, a especialidade era a caça à raposa, tradição oriunda da Inglaterra. A raça surgiu pelo cruzamento de várias raças semelhantes, como o Grand Bleu de Gascogne e o Bluetick Coonhound. Na raiz da raça estão vários cães que pertenceram a George Washington, primeiro presidente dos EUA.

 

Wisconsin

O American Water Spaniel é o símbolo do Estado de Wisconsin

Mais um Spaniel, o American Water Spaniel, integra a lista. Desde 1985 esse cão que ama a água é símbolo oficial do Estado de Wisconsin. Surgiu na região no século XIX, como cão de companhia, de trabalho e de caça. Seu pelo é bastante denso, o que faz com que resista às gélidas temperaturas da água no norte do país. É uma raça cada vez mais rara, pela mudança de hábitos cotidianos e introdução de outras raças com características semelhantes.

 

A escolha de cães e gatos como símbolos oficiais é o reconhecimento da importância que os animais tiveram e tem no desenvolvimento, na história e na vida da nossa sociedade. Concordo plenamente!

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *