13/07/2014

Bideawee: há mais de 100 anos lutando pelo bem estar animal

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpeople

É sempre bacana conhecer instituições que fazem um bom trabalho no que diz respeito ao bem estar animal. A Bideawee é um desses grupos de pessoas especiais, e tem feito a diferença na vida de incontáveis pets há mais de 100 anos.

 

Na virada do século 20, a fundadora da Bideawee, Flora D’Aubry Jenkins Kibbe, conheceu o trabalho do Barrone d’Herpents, um refúgio para cães em Paris. A organização recolhia cães abandonados por toda a cidade luz, a ao invés de destruí-los, prestava toda a assistência e cuidados para que esses cães pudessem então encontrar novos lares. Inspirada por esta ideia revolucionária, retornou a Nova York e no final do ano de 1903, instituiu um trabalho semelhante em um pequeno prédio próximo à sua casa em Manhattan. A este trabalho deu o nome de Bide-A-Wee Home Association – palavra escocesa que significa “stay awhile”, ou “fique um pouco”. Com a ajuda de seus amigos, Flora estabeleceu a instituição sem fins lucrativos em 1906.

 

Em seus primeiros anos de existência, época em que eram comuns em Manhattan animais de fazenda e cavalos, a Bideawee cuidava de todos que encontrasse pela frente. Um dos serviços prestados à cidade foi a construção e manutenção de bebedouros, oferecendo água limpa e fresca para os cavalos atrelados que circulavam pelas ruas. Em 1909, o prédio da associação já abrigava 200 cães. Os vizinhos reclamavam constantemente, e não houve outra alternativa senão deixar o local. Por vários anos, a Bideawee não teve sede própria, abrigando os animais resgatados em lares temporários espalhados pela cidade, graças à generosidade de voluntários.

 

Também graças à generosidade de diversos doadores, hoje a instituição está sediada no coração de Manhattan, e tem mais dois endereços, em Wantagh e Westhampton. São 90 funcionários fixos, e mais de 300 voluntários trabalhando cerca de 13.500 horas por ano.

 

O que começou como um trabalho puramente de resgate e adoção cresceu e ganhou ramificações:

 

– Centros de adoção: localizados em Manhattan e Westhampton, são responsáveis pela recolocação de cerca de 1.000 animais a cada ano, com uma das mais baixas taxas de devolução, graças ao trabalho dos Bideawee Matchmakers – grupo de especialistas em encontrar a família perfeita para cada pet, e o pet perfeito para cada família.

 

– Hospitais veterinários: também localizados em Manhattan e Westhampton, atendem a cerca de 8.200 animais, e estão preparados para uma vasta gama de necessidades, de medicina preventiva a complexas cirurgias.

 

– Bideawee U: o centro de aprendizado, ou “universidade”, oferece um amplo cardápio de programas educacionais e atividades divertidas, a fim de reforçar os laços entre humanos e animais, incluindo pet terapia, cães leitores, e muito mais.

 

– Bideawee Training: a instituição oferece serviços de treinamento e condicionamento comportamental, desde o Puppy Kindergarten (jardim da infância para filhotes) a aulas em grupo ou individuais, com o objetivo de melhorar a comunicação e compreensão entre animais e humanos, tornando sua vida juntos mais feliz.

 

– Dog Park: o parque para cães está localizado em Westhampton, e é uma comunidade para pets e pet lovers. Aqui cães podem interagir e brincar com outros cães de forma segura, no agradável espaço do Campus.

 

– Pet Memorial Parks: dois cemitérios pet, localizados em Wantagh e Westhampton, foram criados em 1916, de modo a oferecer um local apropriado para o “último descanso” de todos os tipos de pets. Já são mais de 65.000 animais atendidos, e a cada ano, 1.200 pet lovers escolhem os Pet Memorial Parks da Bideawee para seus pets.

 

É claro que para realizar um trabalho tão amplo e fantástico, a Bideawee precisa angariar recursos constantemente. Para tanto, participa de mais de 150 eventos por ano, desde pequenas feiras de adoção até grandes eventos filantrópicos. A estrela do calendário anual é o Bideawee Ball, evento black tie que reúne doadores e celebridades em torno da causa pet. O evento de 2014, que aconteceu no dia 9 de junho, teve como anfitriã Georgina Bloomberg, filha do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg e forte apoiadora da causa animal, e como homenageado o Príncipe Lorenzo Borghese.

Visite o site da Bideawee e conheça este lindo trabalho!

 

Bideawee Ball

Linnea Sensenbaugh, Príncipe Lorenzo Borghese e Georgina Bloomberg

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *