18/08/2015

Better humans for better dogs: Não viva o agora amanhã!

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itpeople

Uma das coisas mais lindas que aprendemos com os cães é como eles aproveitam o melhor de cada dia da vida, eles vivem intensamente o presente, felizes com as coisas mais simples. Infelizmente para nós humanos esta não é uma realidade. Ao contrário dos cães, nós estamos muitas vezes presos ao passado na esperança de que o futuro seja melhor do que o momento, e isso afeta diretamente nossos amigos peludos que acabam desenvolvendo maus comportamentos – nossos cães, nossos espelhos.

 

Observe seu cachorro e os traços de comportamento que ele vem apresentando. Eu recebo e-mails diariamente e os relatos são muito similares. Os cães não nascem inseguros, medrosos, glutões, ansiosos, depressivos, antissociais e agressivos. Eles desenvolvem esses distúrbios quando algo está errado… Com o humano.

 

Não pretendo fazer deste artigo um texto com dicas de como melhorar o seu cachorro, quero que você reflita como melhorar a si mesmo para que então seu cachorro espelhe você. E então o trabalho comportamental com um especialista canino complementará uma decisão positiva da sua mudança de hábito.

 

Nosso cérebro tem uma capacidade incrível de interpretar nossa imaginação como realidade. Por exemplo, quando nós olhamos para uma árvore, as conexões cerebrais são as mesmas de quando apenas imaginamos uma árvore, por isso é muito importante perceber por onde vagam os nossos pensamentos.

 

Se vivemos amargurados, magoados e carregando culpas do passado, nosso cérebro nos fará acreditar que esta é uma realidade imutável, da mesma forma se estamos ansiosos, estressados ou inseguros pelo futuro. A tendência é que fiquemos paralisados e improdutivos no presente. Como você acha que seu cachorro se sente quando tem um tutor que não consegue seguir em frente?

 

A felicidade não é uma Antlatis submersa no passado ou uma cidade a ser construída em Marte no futuro. A felicidade está no agora, no poder da sua intenção.

 

O que você quer fazer? Faça! Viver o momento é estar presente e consciente no agora. E, estar no presente, no agora, significa lidar com as situações, nada de empurrar com a barriga.

 

Geralmente pessoas que não sabem viver o momento são aquelas que vivem desatentas e frequentemente estão observando o sucesso e felicidade dos outros, enquanto lamentam num diálogo interminável consigo mesmas.

 

Viver o momento significa ser sensível ao que está acontecendo ao redor e ser grato pelos dons que recebemos diariamente. A sua capacidade de viver o momento está no poder de sua mente. Não permita que sua vida perca a beleza e se torne cinza, seu cachorro está bem aí te mostrando o quanto cada momento da vida é maravilhoso se for aproveitado com a emoção e intenção corretas.

 

#EUMATILHO

 

Roberto Medeiros

Matilhando Psicologia Canina

Exclusivo para It Pet Blog

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *