06/11/2015

A Dog Solution e o genial conceito de enriquecimento ambiental

Postado por: Mariana Castro | Categoria: itcare

Antonia e eu fomos visitar a Dog Solution®, que muito mais do que um simples day care ou creche, é um Centro de Convivência Canina® localizado no bairro do Brooklin, São Paulo. Fomos conhecer o trabalho do zootecnista Renato Zanetti, idealizador do espaço e especialista em comportamento canino, que desenvolve um trabalho fantástico baseado no conceito de enriquecimento ambiental.

 

Como o próprio nome sugere, “enriquecimento ambiental” significa criar um ambiente rico em atividades e estímulos para os cães, de modo que eles possam expressar comportamentos naturais de cães em matilha, ou seja, “cachorros sendo cachorros”. Escadas, casinhas, cordas e vários outros elementos formam um espaço capaz de atiçar a imaginação dos animais e fazê-los se movimentar e brincar. Ninguém melhor do que o próprio Renato para explicar esse trabalho. Confira:

 

 

A área de 500m2 é dividida em diferentes setores, para que se possa separar as matilhas adequadamente. Os cães ficam soltos e são supervisionados o tempo todo por uma equipe altamente treinada e apaixonada pelo que faz. Ao longo do dia diferentes atividades, como bolhas de sabão e cubos de gelo com petiscos, são oferecidas aos cães, para que eles tenham variedade e estímulo.

 

No escritório da Dog Solution, Antonia ouve atentamente as explicações  do Renato Zanetti.

No escritório da Dog Solution, Antonia ouve atentamente as explicações do Renato Zanetti.

 

O Centro de Convivência oferece serviços de consulta comportamental, adestramento, passeios, day care e hotel para cães. Inicialmente é feito um diagnóstico detalhado sobre as necessidades do cliente e proposto um plano individual de atividades, balanceado da seguinte forma:

 

  • Exercícios físicos e mentais: para tornar o cão saudável e relaxado;
  • Regras e limites: para facilitar o dono a lidar com seu cão em casa e na rua;
  • Sociabilização: para atingir um comportamento adequado com outros cães e pessoas;
  • Carinho: para fortalecer o vínculo entre pessoas e cães.

 

Em nossa visita tivemos a oportunidade de observar os cães em ação. Renato frisou que a Dog Solution não é um local onde simplesmente se deixa os cães durante todo o dia. Cada um tem um limite individual de tempo, que deve ser respeitado. A adaptação é feita aos poucos, para que o cão fique feliz e seu bem estar esteja garantido.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da Dog Solution, acesse o site aqui.

 

Antonia visita a Dog Solution

 

Assinatura It Pet Blog

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *